Pix por Aproximação é liberado na Carteira do Google; veja como vai funcionar
O Pix por Aproximação poderá ser usado através da Carteira do Google, disponível em celulares com Android. A novidade foi anunciada em um evento da companhia ao lado do Banco Central do Brasil (BC), realizado nesta segunda-feira (4). Além dos pagamentos com NFC, o Google anunciou uma função para usar o Pix no Chrome e modo noturno na wallet.
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Como vai funcionar o Pix por Aproximação? Veja o que esperar do novo recurso Pix por aproximação vai facilitar o uso da modalidade em pagamentos
A plataforma expande a integração da Carteira do Google com o sistema de pagamentos instantâneos da autoridade monetária brasileira, iniciada em julho com a parceria feita entre a empresa e fintechs brasileiras.
Dessa vez, o Google vai permitir que os usuários iniciem pagamentos via Pix pela carteira digital para realizar a transação por aproximação, com a única necessidade de levar o celular até a maquininha após a transação.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A tecnologia já está disponível para clientes do C6 Bank e PicPay, e será liberada aos correntistas do Itaú nas próximas semanas.
Como vai funcionar o Pix por Aproximação na Carteira do Google
O Pix por Aproximação será habilitado após o vínculo da conta bancária na carteira digital. Na sequência, o correntista só precisa desbloquear o celular com a sua senha ou biometria e deixar o dispositivo próximo ao terminal de pagamento, para que os dados sejam transmitidos à maquininha.
Em seguida, similar ao cartão de débito e crédito com aproximação, a transação será realizada sem a necessidade de abrir o app do banco e realizar procedimentos extras.
Segundo o Google, o processo conta com o protocolo de segurança adotado pelo Open Finance.
Contudo, o Pix por Aproximação na Carteira do Google funciona apenas em celulares com NFC. Dispositivos sem a tecnologia podem utilizar a opção para pagar com QR Code ou via Pix Copia e Cola disponível atualmente na wallet.
Pix por Aproximação será lançado em 2025
O anúncio dá sequência aos preparativos para o Pix por Aproximação, cujo lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2025.
No momento, instituições financeiras trabalham em seus pilotos, com a possibilidade de experimentar a ferramenta antes de uma estreia para todos os clientes. Assim, é possível coletar feedbacks para corrigir falhas e aplicar melhorias no processo antes da distribuição geral.
A estimativa é que a tecnologia facilite o uso do Pix, que hoje depende da inserção de uma chave ou o uso de elementos mais dinâmicos, como a leitura de um QR Code ou o uso de uma sequência para copiar e colar no app do banco.
Pix no Google Chrome
O Google também anunciou outros canais de acesso ao Pix, como o Google Chrome. Nos próximos meses, a empresa pretende lançar uma integração para usar o sistema do Banco Central ao fazer compras em lojas virtuais durante a navegação.
O Pix também desembarcou na opção “Pagar com GPay” em plataformas de e-commerce.
A empresa também apresentou o modo noturno para a Carteira do Google, que limita transações para favorecidos desconhecidos entre 20h e 6h do dia seguinte. Essa opção fica disponível nas configurações do app.
Confira outras matérias do Canaltech:
Bicho Benjamin Button: animal envelhece “ao contrário” e intriga cientistas Intel quer depender menos da TSMC com chips Panther Lake e Lunar Lake Lua de Saturno pode ter crosta de metano congelado; será que há vida por lá?
VÍDEO: PIX POR APROXIMAÇÃO NFC | CT NEWS | #Shorts
História em desenvolvimento.
Leia a matéria no Canaltech.