Pirâmide de Gizé no Egito não tem só 4 lados; então quantos ela tem?
Pense que você está em um jogo de perguntas e respostas, e precisa falar quantos lados têm a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito. A primeira opção seria gritar “quatro lados!”, de imediato, garantindo o prêmio. Entretanto, esta seria uma resposta errada, já que a faraônica construção tem oito lados.
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Como foram construídas as grandes pirâmides do Egito? Spoiler: não foram aliens Avião da NASA encontra base militar da Guerra Fria escavada no gelo do Ártico
Embora a quantidade exata de lados da pirâmide de Gizé tenha sido debatida por muitos anos, uma das primeiras evidências visuais dos seus oitos lados é de 1926. Neste ano, um piloto da Força Aérea Britânica sobrevoou o monumento e fez uma foto aérea em que os lados estão bem nítidos. Do solo, é muito difícil perceber essa “sutileza”.
“Cada uma de suas quatro faces é ligeiramente recuada ao longo de sua linha central”, explica Akio Kato, pesquisador da Universidade de Kanagawa (Japão), em estudo sobre a pirâmide de Gizé. O artigo foi publicado na revista Archaeological Discovery.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
“Essa concavidade [que vai da base até o pico] é sutil demais para ser vista de qualquer posição no solo, mas pode ser observada do ar”, acrescenta o especialista sobre a pirâmide octogonal.
Pirâmide de Gizé não tem apenas quatro lados, e sim oito (Imagem: Kato et al., 2023/Archaeological Discovery)
Vale observar que todas as pirâmides do complexo conhecido como Necrópole de Gizé possuem oito lados. Além da Grande Pirâmide de Gizé, as pirâmides de Quéfren e de Miquerinos seguem o mesmo modelo.
Por que a pirâmide de Gizé tem 8 lados?
A estrutura “incomum” da pirâmide de Gizé não é algo aleatório, já que confere a estrutura maior resistência contra as adversidades (de diferentes tipos), segundo o pesquisador Kato.
“As camadas inclinadas, juntamente com a base reforçada, foram necessárias para a estabilidade a longo prazo da pirâmide contra as forças naturais severas, como a alta compressão gravitacional, terremotos e tempestades”, explica. Nos mais de 4,5 mil anos de existência, ela já passou por pelo menos 500 tempestades severas com poder de destruição ou de desmontar os blocos de pedra que a constituem.
Além disso,“a estrutura interna das camadas inclinadas pode incorporar as forças naturais para compactar o núcleo da pirâmide em direção ao centro, fortalecendo-a ao longo do tempo, de modo que podemos acreditar que a Grande Pirâmide permanecerá em pé quase que eternamente, embora suas faces externas sofram mais desgaste”, complementa.
Neste ponto, a pirâmide lembra muito o “concreto romano”, que se fortalece com o tempo. “Se alguém nos perguntar por que a Grande Pirâmide [de oito lados] é tão estável, podemos responder simplesmente: ‘porque ela fica mais forte com o tempo’”, completa Kaito.
Veja também:
Leia a matéria no Canaltech.