Pagani Utopia Roadster: Esta é a Versão Conversível
O Utopia fica ainda mais incrível sem o teto.
O Pagani Utopia é uma verdadeira obra de arte, equipado com um motor V-12 biturbo, câmbio manual e um interior luxuoso. Mas há algo que poderia melhorar ainda mais a experiência do Utopia: um teto removível. A boa notícia é que o novo Pagani Utopia Roadster chegou. E ele é simplesmente deslumbrante.
Finalizado em uma cor de fibra de carbono exposta Vermelho Habanero—um tom inspirado no Dubai Red do Zonda—o Utopia Roadster fica ainda mais impressionante sem o teto. Ele mantém todos os elementos de design do cupê: os faróis duplos arredondados, a grade imponente, as lanternas traseiras circulares e, claro, as quatro saídas de escape. Ele também preserva as exclusivas portas do tipo borboleta do cupê.
O Roadster vem com rodas dianteiras de 21 polegadas e traseiras de 22 polegadas, calçadas com pneus Pirelli P Zero Corsa Cyber. Esses são os novos pneus que se comunicam com o carro, lendo dados como ABS, controle de derrapagem e controle de tração para maximizar a performance. E há muita performance para maximizar.
O Utopia Roadster mantém o mesmo motor V-12 biturbo de 6.0 litros do cupê. A unidade Mercedes-AMG entrega 852 cavalos de potência e 1100 Nm de torque para as rodas traseiras, por meio de um diferencial eletromecânico no eixo traseiro. O Utopia Roadster tem uma velocidade máxima eletronicamente limitada de 350 km/h—apenas alguns km/h a menos que os 354 km/h do cupê.
Os compradores podem escolher entre um câmbio manual de sete marchas ou um manual automatizado de sete marchas com paddle shifters atrás do volante. Este último promete “trocas de marcha ultrarrápidas”—mas ainda não é um manual.
Mesmo com um teto rígido removível, o Utopia Roadster pesa exatamente o mesmo que o cupê—1.280 kg a seco. Impressionante. A Pagani credita a força e leveza do seu avançado chassi monocoque de carbo-titânio por ajudar a manter esse peso. A empresa também utilizou mais de 40 “fórmulas de materiais compostos” na construção do Utopia para ajudar a mantê-lo leve.
O interior não é menos espetacular que o do modelo com teto fixo. Fibra de carbono, couro e alumínio cobrem quase cada centímetro. A assinatura do Utopia, o mecanismo de câmbio exposto, permanece no modelo manual de sete marchas, com a própria alavanca de câmbio tendo um inserto de fibra de carbono polido.
O volante pode não parecer tão interessante à primeira vista, mas é incrivelmente detalhado. Ele foi construído a partir de uma única peça de metal de 4.3 toneladas e levou 28 horas de trabalho contínuo em máquinas de fresagem de cinco eixos para ser concluído. No total, o volante pesa apenas 2,4 kg.
Assim como o cupê, o Utopia Roadster será uma raridade. A Pagani planeja oferecer apenas 130 unidades em todo o mundo, com um custo de €3,1 milhões cada (cerca de $3,4 milhões USD ou aproximadamente R$ 16,8 milhões). O primeiro Utopia Roadster fará sua estreia mundial durante a Monterey Car Week, em agosto.
Fonte de inspiração: https://www.motor1.com/news/728068/pagani-utopia-roadster-horsepower-price-details/