EconomyFeaturedNewsTop Stories

Padrão HDMI 2.2 será anunciado em 2025 e exigirá novo cabo

O HDMI Forum, responsável pelo padrão HDMI, confirmou que apresentará a versão 2.2 – com diferenças e melhores especificações em comparação com o 2.1. É afirmado que o novo trará mais largura de banda, além de permitir que atinja maiores resoluções e taxas de atualização. 

Clique e siga o Canaltech no WhatsApp 6 recursos úteis para otimizar o Windows 11 para gamers Upgrade no PC: quais peças fazem diferença para jogos?

Para conseguir ter acesso às mudanças, o usuário terá de adquirir um novo cabo – que atenda os padrões estabelecidos pelo grupo. Estas especificações serão divulgadas em uma apresentação prevista para ocorrer no dia 6 de janeiro de 2025 – um dia antes do início da CES. 

Entrando no campo dos rumores, a proximidade do anúncio pode ser um indício que o HDMI 2.2 pode ser um dos padrões compatíveis com as placas de vídeo NVIDIA GeForce RTX 50 e/ou AMD Radeon RX 8000, ao lado do HDMI 2.1. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Ainda que o HDMI Forum afirme que você precisará de um novo cabo que seja compatível com a tecnologia, dificilmente eles mudarão o seu conector. Isso significa que poderá continuar usando seus antigos em dispositivos que terão suporte, com a penalidade de não alcançar a qualidade desejada até trocar pelos novos.

Evolução natural para o HDMI 2.2

O HDMI Forum deseja migrar logo para o HDMI 2.2, já que a versão 2.1 recebeu apenas atualizações com letras desde sua introdução – em 2017. A mais recente tem suporte à largura de banda de 48 GBps, taxa de atualização de 120Hz e resolução de até 10240×4320.

Já o DisplayPort 2.1 permite que use a largura de banda em 80 Gbps (UHBR20). Os vazamentos sobre as GPUs NVIDIA GeForce RTX 50 revelaram que a placa terá suporte a esta velocidade, o que torna seu uso mais provável na nova geração. 

O mesmo pode ser visto com as AMD Radeon PRO, enquanto tanto as AMD Radeon RX 7000 e as novas GPUs Intel Arc Battlemage tem suporte ao padrão UHBR13.5. 

Leia outras matérias do Canaltech:

PS5 é transformado em notebook na China Lançamentos de jogos mais aguardados de 2025 17 anúncios surpreendentes do The Game Awards 2024

 

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box