Os segredos para um consumo saudável da cafeína
A cafeína está presente em muitos produtos cotidianos, como café, chá, refrigerantes, bebidas energéticas e chocolate.
Em doses moderadas, ela tem um efeito estimulante positivo, mas em excesso pode causar ansiedade, suor, distúrbios cardíacos e afetar o crescimento fetal. Em casos extremos, overdoses podem ser fatais, como explica a bióloga Dr. Anke Ehlers, do German Federal Institute for Risk Assessment.
Consumir na dose certa é a chave
- Para adultos, até 200 mg de cafeína por vez (equivalente a duas xícaras de café ou cinco latas de cola) não são prejudiciais.
- Até 400 mg por dia é considerado seguro, mas a tolerância pode variar entre as pessoas.
- Aqueles que consomem café regularmente, por exemplo, podem precisar de mais para notar os efeitos.
- É essencial ter cuidado com suplementos de cafeína, principalmente em pó, que podem ser difíceis de medir corretamente.
- Uma dose segura de 200 mg de cafeína equivale a uma pitada destes suplementos; há casos em que apenas uma ou duas colheres de chá do produto podem ser fatais.

Leia mais
- Cafeína pode diminuir gordura corporal e chances de diabete
- Tomar café diariamente pode mudar a estrutura do cérebro
- Café faz bem ou faz mal? Veja o que diz a Ciência
Para crianças e adolescentes, a quantidade segura é determinada pelo peso corporal. A ingestão recomendada é de até 3 mg de cafeína por quilo de peso. Para uma criança de 4 anos, isso equivale a aproximadamente 50 mg de cafeína, o que seria o conteúdo de duas barras de chocolate ou meio litro de cola.
Bebidas energéticas contêm cerca de 80 mg de cafeína por lata, e três latas já podem exceder o limite seguro para adolescentes. Misturar cafeína com álcool pode intensificar os efeitos no sistema cardiovascular e causar distúrbios cardíacos.

O post Os segredos para um consumo saudável da cafeína apareceu primeiro em Olhar Digital.