DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Orkut, MySpace e mais: relembre redes sociais que fizeram sucesso nos anos 2000

O mundo das redes sociais hoje é dominado pelos apps da Meta, Instagram e Facebook, e pelo TikTok. Mas, no começo dos anos 2000, diversas plataformas dividiam os usuários e moldavam a forma como usamos a internet até hoje.

O Canaltech relembra hoje 5 redes sociais que fizeram sucesso no início do século XXI.

5 redes sociais que bombaram nos anos 2000

Confira abaixo 5 redes sociais e mensageiros dos anos 2000 que faziam parte da rotina na internet.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

  1. MySpace
  2. Orkut
  3. Fotolog
  4. MSN
  5. ICQ

1. MySpace

O MySpace, criado em 2003, foi uma das primeiras redes sociais a se tornar popular na internet. Altamente personalizável, a plataforma atingiu um pico de 76 milhões de usuários em 2008 e permitia a conexão e compartilhamento de interesses, fotos e músicas entre amigos. 

Como se fosse uma espécie de blog, as pessoas compartilhavam seus pensamentos e atualizações com sua rede. A página de perfil do usuário poderia ser modificada utilizando códigos HTML e CSS, fazendo com que tivessem diversas cores e elementos únicos para cada pessoa. 

Também era possível visualizar a lista de amigos das pessoas, trocar mensagens privadas, comentar nas publicações dos outros e participar de grupos.

Um dos pontos em que o MySpace se destacou era o grande foco em música. Artistas independentes podiam compartilhar suas músicas para streaming, colocar informações sobre shows e também sobre vendas.

Apesar de existir até hoje, a rede perdeu sua relevância e popularidade no início dos anos 2010 com a ascensão global do Facebook. Em 2019, devido a um erro na migração de servidores, grande parte dos conteúdos foram perdidos.

myspace
O MySpace era altamente personalizável (Imagem: Reprodução)

2. Orkut

Uma das redes sociais mais queridas pelos brasileiros e indianos, o Orkut se popularizou rapidamente por aqui. Criado em 2004 por um engenheiro do Google que dava o nome à plataforma, Orkut Büyükkökten, tinha grande foco na interação entre usuários.

No Orkut era possível classificar seus amigos como “legais”, “confiáveis” e “sexy”, além de poder deixar um depoimento público em seu perfil ou um “scrap”, um tipo de recado rápido direto e informal. Também era comum subir fotos de uma viagem ou de um encontro com amigos em seus álbuns de foto. 

As comunidades faziam sucesso, e grupos como “Odeio segunda-feira” possuíam milhões de usuários. Os grupos serviam como uma forma de reunir pessoas de mesmo interesse em tópicos de discussão, e tinham variados temas, desde esportes, entretenimento e política.

Os aplicativos eram outro recurso muito popular. O BuddyPoke permitia a criação de avatares que interagiam uns com os outros, e jogos como Colheita Feliz e Café Mania faziam parte da diversão no Orkut. 

A rede social atingiu seu auge entre 2008 e 2010, quando teve mais de 300 milhões de usuários ao redor do mundo. Mas, assim como o MySpace, foi vítima da popularidade do Facebook e encerrou suas atividades em 2014.

orkut
Muitas pessoas entravam nas comunidades apenas por seu nome (Imagem: Reprodução)

3. Fotolog

Como o próprio nome já diz, o Fotolog era uma rede social direcionada para interações entre usuários a partir das fotos publicadas. Foi lançado em 2002 e precedeu outras plataformas como o Orkut e o Facebook.

A rede funcionava como uma espécie de diário fotográfico virtual, onde outras pessoas podiam visualizar suas publicações e deixar comentários. 

No Fotolog haviam dois tipos de perfis: os gratuitos e pagos. Caso o usuário não tivesse uma assinatura, poderia postar apenas uma foto por dia, detalhe que com a popularização de outras redes sociais tornou a plataforma de interação em fotos um pouco obsoleta. 

Seu auge ocorreu entre 2006 e 2009, principalmente na América Latina, quando possuía quase 23 milhões de contas registradas. Devido as limitações e popularidade de outras plataformas, o Fotolog encerrou suas atividades em 2016.

fotolog
O Fotolog era totalmente dedicado ao compartilhamento de fotos (Imagem: Reprodução)

4. MSN

Outro queridinho dos brasileiros, o MSN Messenger da Microsoft era a principal forma de trocar mensagens instantâneas no início dos anos 2000. E também um dos principais motivos de tantas pessoas terem e-mails com o domínio “@hotmail.com”.

No MSN haviam janelas de conversa para cada contato, e também a possibilidade de criação de grupos. Além da troca de mensagens, posteriormente foi adicionada a possibilidade de fazer chamadas de voz e vídeo utilizando uma webcam. 

Ficam na memória os emoticons, carinhas precursoras dos famosos emojis e outros elementos visuais, e a possibilidade de criar seus próprios emoticons. Era comum ter um amigo em que cada letra utilizada tinha uma personalização diferente, deixando a tela lotada de elementos. 

Outra característica do MSN que hoje pode parecer inconveniente, era a capacidade de “cutucar” outra pessoa, fazendo com que a janela da conversa vibrasse e ficasse em destaque.

A rede social atingiu a marca de mais de 100 milhões de usuários em 2003, e, devido a recursos de troca de mensagens em outras redes sociais, caiu em declínio. O MSN foi encerrado oficialmente em 2014. 

5. ICQ

Para os mais velhos, o ICQ era a principal rede social para troca de mensagens antes da popularização do MSN ou do Facebook Messenger. Criado em 1996, o nome vem da abreviação de “I Seek You” (eu procuro você, em português), e, à época, revolucionou a forma como as pessoas se comunicavam na internet.

O grande foco do ICQ era a troca de mensagens, e também era possível enviar arquivos dentro dos chats. 

Dentre as características marcantes da plataforma estão o Número de Identificação Único (UIN), que era a forma de se identificar e adicionar outras pessoas, os sons de notificação e os status de presença, como “online”, “ausente”, “ocupado” e “invisível”. 

Na plataforma também era possível personalizar a interface com diversas cores, e integrar o ICQ com uma conta de e-mail para receber notificações de novas mensagens por lá.

O pico de usuários foi em 2001, quando mais de 100 milhões de pessoas estavam registradas. Como o ICQ não acompanhou a evolução de design e tecnologia de outros concorrentes, acabou ficando para trás. Apesar de desde o início dos anos 2000 não ser mais popular, a rede foi encerrada somente em 2024.

ICQ
A interface do ICQ se manteve a mesma por muitos anos (Imagem: Reprodução)

Veja também:

VÍDEO: Você vai poder baixar apps fora da App Store? Sideload na Apple?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box