Optimus: Elon Musk sai em defesa do humanoide da Tesla
Um dos grandes destaques do evento de lançamento do Cybercab, robotáxi da Tesla, foi, sem dúvida alguma, a participação dos humanoides da empresa. O Optimus é uma das máquinas mais avançadas do mundo – e isso ficou muito claro na semana retrasada.
Unidades do robô dançaram, serviram drinks para os convidados e até conversaram com eles! Uma demonstração digna do que o dono da empresa, Elon Musk, chamou de “o maior produto de todos os tempos”.
Leia mais:
Onda de calor: 4 dicas para esfriar seu celular sem apelar para a geladeira
10 dicas para fazer a bateria do seu iPhone durar mais
Elon Musk quer robôs para quase tudo — até para serem babás dos seus filhos
O que muita gente não sabia é que os Optimus que participaram da festa da Tesla não eram 100% autônomos. Eles, na verdade, estavam sendo controlados de maneira remota por humanos. Quem admitiu isso foi o engenheiro Milan Kovac, supervisor do projeto.
Alguns dos presentes se disseram enganados e a companhia virou alvo de críticas nas redes sociais. As pessoas afirmaram que o discurso contrariou a prática, uma vez que Musk prometeu, no evento, que os robôs poderiam cuidar de crianças, passear com o cachorro e até fazer compras para você no mercado.
Tesla responde com vídeo
A resposta da Tesla veio poucos dias depois – e foi bastante sutil;
Sem citar as críticas, a empresa simplesmente postou um vídeo nas redes sociais demonstrando o progresso que seus protótipos estão fazendo para se locomoverem sozinhos;
As imagens mostram o Optimus andando por um chão de fábrica, localizando e navegando até uma doca, carregando uma bandeja de baterias e subindo escadas;
O humanoide ainda aparece distribuindo bebidas engarrafadas e sacos de pipoca para o que parecem ser funcionários da Tesla;
De acordo com a Bloomberg, Musk teria aprovado pessoalmente a exibição dessa resposta;
Engenheiros da Tesla estão tranquilos em relação à evolução dos seus robôs;
Argumentam que, em breve, o Optimus poderá fazer tudo o que fez na festa de maneira 100% autônoma;
Mas que esse dia ainda não chegou – e está tudo bem (faz parte do processo de treinamento e aprendizado).
Preocupação está em outro lugar
A verdade é que a preocupação de Musk e da Tesla de maneira geral não está no Optimus, mas, sim, no Cybercab.
Como informamos aqui no Olhar Digital, o mercado reagiu de forma negativa à apresentação do robotáxi da empresa. As ações da companhia despencaram logo depois, levando o empresário a perder alguns bilhões de dólares.
Os analistas argumentaram que o evento ficou abaixo das expectativas, com poucas informações sobre o veículo e com várias dúvidas sobre a aprovação dele por parte dos órgãos reguladores.
Não que Musk tenha ficado pobre com essa queda das ações, mas um projeto desse tamanho demanda sempre atenção máxima. É isso o que o bilionário deve estar cobrando de seus funcionários neste momento. E nem dá para culpar o Optimus, que ainda não estreou oficialmente na linha de produção da empresa…
O post Optimus: Elon Musk sai em defesa do humanoide da Tesla apareceu primeiro em Olhar Digital.