Oportunidade perdida! Switch 2 poderia ter se chamado Super Nintendo Switch
Todos agora estão comentando sobre o novo console híbrido da Nintendo. Enquanto alguns estão animados, outros se questionam sobre a nova política de preço da japonesa; contudo, temos uma oportunidade perdida: Switch 2 poderia ter se chamado Super Nintendo Switch.
A referência seria incrível para os fãs mais antigos dos consoles da lendária companhia, mas os executivos tiveram um motivo bem convincente para não adotar um nome tão saudosista e lúdico: receio de cometer o mesmo erro do Wii U.
Para aqueles que estão por fora do ocorrido, explicaremos: após o sucesso estrondoso do console Nintendo Wii, com os seus controles inovadores e jogos para toda a família, a gigante japonesa resolveu criar o seu sucessor, mas usaram um nome, Wii U, muito similar ao antecessor.
Isso criou um problema que perseguiu a Nintendo até o término do ciclo da máquina. Mesmo que fosse um equipamento mais potente, um sucessor direto, muitos enxergavam o WiiU como somente um acessório, e não como uma máquina totalmente nova.

Leia mais
- Nintendo venderá versão mais barata do Switch 2 no Japão com bloqueio de região
- Nintendo Switch 2 vai ser grande sucesso apesar do preço, afirma analista
- Nintendo Switch 2 vai ganhar câmera com formato da Piranha Plant
Sendo uma oportunidade perdida, Switch 2 poderia ter sido o Super Nintendo Switch
Portanto, apesar do nome Super Nintendo Switch ser extremamente nostálgico e divertido, porque seguiria a mesma linha do NES e do SNES, os executivos orientais resolveram evitar riscos desnecessários desta vez.
Kouichi Kawamoto, produtor do Switch 2, afirmou: “Tivemos muitas ideias para o nome e foi um desafio encontrar a opção certa (…) Chegamos a considerar como Super Nintendo Switch, mas como o Switch 2 executa jogos do primeiro dispositivo (diferentemente do SNES), não faria sentido usar a mesma lógica do passado”.
Sendo assim, optaram pela mesma alternativa usada pela Sony há décadas: simplesmente adicionar um número ao nome já popularizado pelo console anterior.
A lógica foi simples: menos é mais, e evitar cometer o mesmo equívoco de um passado não tão distante.
Obviamente, quando falamos do Wii U, o nome pode ter sido um problema, mas nem de longe foi o principal fator que fadou o dispositivo ao seu destino cruel, sendo um resultado comercial muito negativo para a Nintendo.
A máquina contava com a queda no apoio de desenvolvedoras populares, além de ter um potencial gráfico decente, mas inferior aos seus concorrentes.
Então, diferentemente do Nintendo Switch, que tem toda a portabilidade como uma grande aliada, o Wii U era tecnicamente inferior e não tão portátil assim, apesar de boas ideias aprimoradas pelo seu sucessor.
E aí? O que achou da notícia? Mesmo com os riscos, você iria preferir um Super Nintendo Switch, ou acredita que o nome atual, Nintendo Switch 2, é realmente mais seguro e objetivo? Compartilhe o seu ponto de vista e continue acompanhando o Adrenaline!
Fonte: engadget