OpenAI teria interesse em comprar o Chrome do Google, diz executivo
Criadora do ChatGPT, a OpenAI seria uma possível compradora do Chrome caso o navegador fosse colocado à venda por ordem judicial. O interesse foi revelado pelo chefe de produtos da empresa, Nick Turley, em depoimento na audiência que avalia as possíveis consequências para o monopólio do Google nas buscas.
- O Google vai ter que vender o Chrome? Entenda o julgamento por monopólio
- Google paga Samsung para colocar Gemini em celulares da empresa
Turley foi convocado como uma das testemunhas no julgamento e compareceu ao tribunal na última terça-feira (22). Perguntado se a empresa teria interesse na aquisição do navegador, o executivo afirmou que sim e ainda disse que muitas outras empresas também entrariam na disputa, informa o site Bloomberg.
O ChatGPT lançou uma opção de busca na web em tempo real em outubro do ano passado e até possui uma extensão para o navegador do Google. Porém, Turley defendeu que uma integração maior “poderia oferecer uma experiência incrível” e a empresa “teria a habilidade de introduzir aos usuários o que é uma experiência focada em IA”.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Segundo a Reuters, um advogado do Google recuperou um e-mail interno em que o executivo afirmava que o ChatGPT era o líder de mercado entre os chatbots e não via o Google como seu maior concorrente.
Nesse caso, Turley comentou que a mensagem foi enviada para inspirar funcionários da OpenAI e a empresa ainda poderia se beneficiar de maiores parcerias de distribuição — vale lembrar que já existe um acordo com a Apple para incluir o ChatGPT no Apple Intelligence.

Por que o Google pode ter que vender o Chrome?
Uma decisão judicial dos EUA, emitida em agosto do ano passado, determinou que o Google pratica monopólio ilegal no mercado de buscas. A sentença foi proferida pelo juiz Amit Mehta após um longo julgamento que contou com a presença de funcionários de alto escalão de Apple e Microsoft.
De acordo com a investigação, a empresa tem acordos financeiros com fabricantes de computadores e celulares, como Samsung, para colocar sua ferramenta de busca como padrão em novos dispositivos, o que foi considerado uma violação de leis antitruste.
Agora, um novo julgamento iniciado na última segunda-feira (21) avalia as possíveis consequências para a Gigante de Mountain View nesse caso.
O Departamento de Justiça dos EUA (DOJ) já se mostrou favorável a punições mais graves, incluindo a venda do Chrome e o fim de acordos financeiros de exclusividade, enquanto o Google defende medidas mais brandas, como diminuir tais acordos.
Além disso, a Big Tech já manifestou que vender o Chrome ou o Android “quebrariam” ambas as plataformas e medidas graves poderiam dificultar os EUA na corrida tecnológica contra a China.
Leia também:
- Quais são os navegadores mais usados no mundo?
- Uber é processada por dificultar cancelamento do Uber One nos Estados Unidos
- Como instalar o Google Chrome | Guia Prático
VÍDEO: como ficam Android e Chrome no processo do Google por monopólio?
Leia a matéria no Canaltech.