OpenAI processa Musk por querer ser um ‘ditador da AGI’; entenda
A OpenAI entrou com um processo contra Elon Musk a partir de alegações que indicam “táticas de má-fé” aplicadas pelo dono do X. A ação foi aberta na quarta-feira (9) e é outro recurso usado na batalha travada entre as duas partes nos últimos anos.
- Elon Musk diz que foi enganado e processa novamente a OpenAI
- Elon Musk processa OpenAI porque ela se tornou lucrativa
No processo, a OpenAI pede que Musk seja impedido de atacar a empresa injustamente e critica o bilionário ao chamá-lo de “ditador da AGI”, com a acusação de querer assumir completamente o controle da OpenAI de forma inconsistente, mesmo depois de sua saída em 2018.
“Você afirmou que não quer controlar a AGI final, mas durante esta negociação, você nos mostrou que o controle absoluto é extremamente importante para você. Então é uma má ideia criar uma estrutura onde você poderia se tornar um ditador se escolhesse”, relatou a defesa da OpenAI no processo.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Entenda o caso
Musk foi um dos confudadores da OpenAI, mas saiu em 2018. Depois de sua saída, ofereceu a ao confundador Sam Altman a incorporação da empresa à Tesla, assim como fez uma proposta de cerca de US$ 97 bilhões para comprar a empresa. Frente à negativa dada, o bilionário entrou com ações judiciais.
Um dos principais processos de Musk contra a OpenAI envolve impedir que a empresa consiga realizar a transição para um modelos com fins lucrativos. Em sua criação, a OpenAI foi estabelecida como uma organização sem fins lucrativos e agora busca a mudança para acelerar sua transição e captação de investimentos.
Na ação, Musk alega que o trabalho de transferência do controle da OpenAI para investidores estaria violando o contrato de fundação da empresa ao colocar os interesses comerciais à frente do interesse público.
Em março, a OpenAI divulgou que o tribunal rejeitou a tentativa de Musk de “desacelerar a empresa”. No comunicado em seu site, a organização liderada por Sam Altman informa que as autoridades negaram outras diversas alegações do bilionário que visavam distorcer as intenções com a organização sem fins lucrativos.
Para dar sequência nas decisões, um juiz federal em Oakland, na Califórnia, estabeleceu que em março de 2026 acontecerá o julgamento do processo de Musk, segundo a emissora BBC.
Leia mais:
- 50 celulares já são compatíveis com Starlink de Musk sem antena; veja a lista
- Starlink enfrenta ameaças da Rússia e da China após uso militar na Ucrânia
- Starlink no celular? Internet de Elon Musk vai funcionar sem antena
VÍDEO: Tudo de tecnologia ficará mais caro no mundo todo? iPhone 17 e Nintendo Switch 2?
Leia a matéria no Canaltech.