EconomyFeaturedNewsTop Stories

OpenAI Operator, Copilot e mais: conheça 4 agentes de IA

A OpenAI anunciou o Operator, um agente de inteligência artificial (IA) que completa tarefas em sites e aplicativos parceiros, nesta quinta-feira (23). Agora é possível pedir para a IA reservar um restaurante ou pedir uma entrega pela Uber. Contudo, essa não é a única plataforma que entrou na era dos agentes de IA.

Clique e siga o Canaltech no WhatsApp 7 recursos de IA da One UI 7 5 IAs para melhorar um texto

4 agentes de IA

A seguir, conheça quatro agentes de IA

OpenAI Operator Copilot IA Claude Gemini

OpenAI Operator

O Operator, agente de IA da OpenAI, utiliza o modelo GPT-4o e tem a capacidade de entrar em sites e aplicativos na internet e completar tarefas específicas para você. Ele pode realizar ações como digitar, clicar e rolar a página na internet.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Os usuários podem pedir para que o agente faça compras em um mercado online, preencha formulários e crie imagens a partir do seu pedido.

O agente de IA está em fase de pesquisa, segundo a OpenAI, e ainda possui limitações. 

Por enquanto, o recurso só está disponível para assinantes do plano ChatGPT Pro (cerca de R$ 1.200 mensais) nos Estados Unidos. Segundo a empresa, eles devem expandir o Operator para usuários dos planos Plus, Team e Enterprise no futuro.

Copilot

O Copilot, IA da Microsoft, é integrado às ferramentas do Office, como o Word, Excel, Powerpoint, Teams e Outlook. Com a plataforma, é possível gerar relatórios complexos em planilhas e pedir resumos de reuniões online.

Em outubro de 2024, o Copilot Studio recebeu a opção para criar agentes autônomos. Assim, as companhias que utilizam as ferramentas da Microsoft podem criar seus próprios agentes de IA para tarefas do dia a dia.

Seu acesso é pago e está incluso em planos como o Microsoft 365 para empresas.

Com o Copilot Studio é possível acelerar os processos da sua empresa nas ferramentas da Microsoft (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Claude

Em outubro de 2024, a Anthropic anunciou uma API para o Claude que capaz de interagir com o computador ao digitar comandos

Dessa forma, a IA consegue automatizar tarefas específicas a partir dos comandos enviados pelo usuário. É possível pedir para que a IA utilize dados no seu computador e da internet para responder um formulário, por exemplo.

O agente da Anthropic também pode ser usado em plataformas de atendimento ao cliente para automatizar respostas ou pedir ajuda na tomada de decisões em grandes análises de dados.

Gemini

O Gemini é a plataforma de IA do Google e tem recursos multimodais, ou seja, interpreta textos, imagens e gráficos. 

Durante o evento Galaxy Unpacked na última quarta-feira (22), foi apresentado o Gemini Live. Com ele os usuários podem enviar fotos, arquivos e também vídeos do YouTube para a IA, dando maior contexto para as conversas com o assistente. 

A IA do Google permite que você peça tarefas que integram aplicativos, como o Google Maps e Gmail, e agora também terá aplicativos da Samsung integrados. Será possível pedir para que o Gemini pesquise a data de um evento no Google e coloque um alarme no seu celular com um lembrete para ele.

O que são agentes de IA?

Os agentes de inteligência artificial são softwares que coletam e utilizam dados para realizar da melhor maneira possível a tarefa requisitada

A partir de um pedido do usuário, o agente escolherá de forma independente a melhor forma de entregar a resposta. 

Por exemplo, um agente de IA que está integrado numa central de atendimento ao cliente utilizará dados de conversas antigas, da internet e de seu sistema para responder da forma mais completa a dúvida do usuário. 

Leia mais:

Como usar a IA Gemini do Google | Guia Prático O que muda do Bard para o Gemini? 5 funções de IA dos Copilot PCs da Microsoft

VÍDEO: O que significa “AI PC”? É só hype?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box