O que Stephen Hawking previu para 2025?
Stephen Hawking é considerado um dos cientistas mais renomados do século 20. Ele foi o primeiro a estabelecer uma teoria da cosmologia explicada pela união da teoria geral da relatividade e da mecânica quântica.
O cientistas também era um entusiasta do avanço tecnológico. Em 1995, participou de um programa de televisão, no qual fez previsões de como seria o mundo 30 anos depois. Bom, 2025 chegou. Será que ele acertou?
Previsões de Stephen Hawking para o espaço em 2025
O programa Tomorrow’s World, da BBC, convidou diversos cientistas famosos na época;
Um deles era Stephen Hawking (1942-2018), que afirmou que, “para 2025, podemos esperar grandes mudanças“;
A equipe do especial concordou e sugeriu uma série de inovações;
Uma destas previsões era a de que a mineração espacial se tornaria uma indústria lucrativa, com empresas privadas escavando asteroides em busca de metais preciosos;
Por outro lado, o lixo espacial se tornaria um problema tão grande que ameaçaria a segurança de astronautas, o que demandaria a invenção de um gel de espuma que seria usado para rodear fragmentos e reduzir sua velocidade;
Esta última invenção nunca aconteceu, mas os cientistas acertaram em cheio sobre as consequências negativas do lixo espacial;
Já a mineração espacial ainda não é uma realidade, mas isso pode mudar em breve.
Leia mais
Nova cara do Brasil em 2025: mais idosos, menos crianças e vida mais longa
Calor extremo: o que esperar para 2025?
Previsões para a tecnologia em 2025: entre o futuro que queremos e o que podemos alcançar
Uso de robôs em cirurgias e chips para serviços bancários
Hawking também previu que, em 2004, o Reino Unido aprovaria uma lei determinando que todos os hospitais do país publicassem um quadro de classificação, com os índices de sucesso de todos os cirurgiões.
Os cirurgiões no topo da lista ficariam populares, ganhariam bem e os avanços da tecnologia permitiriam que eles operassem à distância.
Isso significaria que luvas espaciais seriam criadas para realizar cirurgias em hologramas dos pacientes. Robôs seriam usados nas salas de cirurgia e imitiriam perfeitamente os movimentos do médico.
Este cenário não virou realidade. Mas já existem robôs sendo utilizados em diversos procedimentos cirúrgicos.
Outra previsão dizia respeito ao uso de chips instalados nos braços das pessoas para facilitar serviços bancários.
De fato, os bancos se tornaram cada vez mais automatizados e o pagamento por microchips embutidos no corpo humano já é uma realidade, embora não popularizada. Por outro lado, existem outras tecnologias bastante comuns usadas por bancos, como a leitura de impressão digital e facial.
O post O que Stephen Hawking previu para 2025? apareceu primeiro em Olhar Digital.