O que esperar do Salão de Shanghai 2025?
A 21ª edição do Salão de Shanghai, um dos maiores eventos do segmento automotivo mundial, acontecerá entre os dias 23 de abril e 2 de maio, na China. A reportagem do CT Auto foi convidada pela Omoda & Jaecoo, marca do Chery Group International, e vai acompanhar, in loco, tudo o que as montadoras estão preparando para chegar ao mercado nos próximos meses.
- 10 carros sensacionais do Salão de Pequim 2024
- Marcas de carros da China vão invadir o Brasil em 2025; conheça todas
O slogan da atual edição do evento é “Abraçar a Inovação e Vencer em Conjunto”. E inovação é o que não vai faltar, a exemplo do que já ocorreu em 2024, no Pequim Auto Show, outro evento de grande porte do setor, também sediado na China.
Embora o evento tenha a Ásia como casa, montadoras de todas as partes do mundo estarão presentes no Salão. É o caso da Volkswagen, que apresentará três novos carros-conceito, todos elétricos e desenvolvidos em parceria com empresas chinesas.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
“Temos tudo o que é preciso para o sucesso: prazos de desenvolvimento mais curtos, parceiros fortes, desenvolvimento, produção e infraestrutura locais sofisticados, além dos produtos e inovações certos para nossos clientes chineses. É exatamente isso que provaremos com nossos carros-conceito quase em produção em Shanghai”, afirmou Thomas Schäfer, CEO da marca Volkswagen.

Chinesas “do Brasil” prometem novidades em Shanghai
As principais atrações do Salão de Shanghai 2025, porém, devem ser mesmo as marcas chinesas, cada vez mais populares em praticamente todo o mundo, principalmente em mercados emergentes, como o do Brasil.
Omoda & Jaecoo, BYD, Zeekr, GWM e outras “chinesas do Brasil” vão aproveitar a presença maciça da imprensa verde-amarela por lá para mostrar as novas tecnologias e, claro, lançamentos de carros que, em breve, poderão chegar por aqui.
“O Salão de Shanghai é o maior salão da China e um dos maiores do mundo. A GWM vai estar lá com todas as suas linhas de produtos, marcas na China, e a nossa expectativa é para mostrar realmente muita novidade, muita tecnologia e produtos também que serão não apenas para a China, mas para outros países do mundo, inclusive aqui para o Brasil em breve”, resumiu Ricardo Bastos, diretor de assuntos institucionais da GWM Brasil, em contato com o CT Auto.

Marcus Pires, Diretor de Marketing da Zeekr América Latina, fez coro com o executivo da GWM e, em conversa com o CT Auto, também prometeu grandes novidades relacionadas aos carros do grupo, tanto para o mercado local quanto para o brasileiro.
“A expectativa que a gente tem com relação ao Salão de Shanghai é justamente de mostrar a mais avançada tecnologia presente hoje em termos de veículo autônomo, em termos de bateria, e não só isso, mas outras tecnologias também que ajudam, por exemplo na performance do veículo, no conforto”, explicou.
Segundo o diretor, a Link&Co, marca que, assim como a Zeekr, faz parte do Grupo Geely, um dos maiores da China, estará presente “com as maiores forças em termos de line-up”. A ideia, de acordo com Marcos Pires, é “entender quais os produtos elas podem lançar na América do Sul”.

A reportagem do CT Auto já está com o passaporte carimbado, a passagem na mão e o credenciamento prontinho para acompanhar de perto o Salão de Shanghai 2025 e trazer para você, canaltecher, todas as novidades de um país que não para de crescer no segmento automotivo. Fique ligado.
Leia também:
- 7 carros que zeraram em testes de segurança e seguem à venda no Brasil
- Por que o Japão vai na contramão do mundo e ignora o carro elétrico?
Vídeo: Chegou a hora dos carros elétricos?
Leia a matéria no Canaltech.