O que é um energúmeno?
Em momentos de muita irritação, algumas pessoas utilizam palavras de baixo calão (ou seja, “palavrões”) para se referir a alguém. Apesar de aliviar o estresse, rebaixar o discurso a esse nível está longe de ser algo positivo, ainda mais se é possível chamar seu “inimigo” de energúmeno. A palavra “estranha” já teve outros significados, mas, hoje, é sinônimo de indivíduo desprovido de inteligência.
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Frutas, plantas e até insetos! Saiba a origem dos nomes das cores Desafio oferece prêmio de US$ 1 milhão para quem decifrar escrita de 5.000 anos
A atual definição do que é um energúmeno é destacada pelo Dicionário Michaelis, considerado referência no país. De modo mais prático, o xingamento pode ser usado no lugar de boçal, bronco ou ainda de ignorante. Entretanto, este está longe de ser o único sentido válido da expressão.
Energúmeno também pode ser usado para indicar que alguém “se tornou confuso, desnorteado” ou ainda dá para ser utilizado para definir uma “pessoa que, dominada por uma paixão, comete desatinos”, segundo o dicionário.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Nas três aplicações práticas da palavra, ela pende muito mais para um xingamento do que para um elogio. Então, a recomendação é não agradecer se alguém, em algum momento da vida, lhe chamar de energúmeno.
Origem da palavra energúmeno
Hoje, o uso da palavra energúmeno está ligado a um contexto completamente negativo, ainda mais se a pessoa escutar algo como “você é um energúmeno”. Apesar disso, o termo tinha um contexto bem pior antigamente. De modo sucinto, o Michaelis referência o significa obsoleto (em desuso): indivíduo “que está possuído pelo demônio; endemoniado, possesso”.
Energúmeno é um xingamento usado para pessoas desprovidas de inteligência, mas que já teve outros significados no passado (Imagem: Freepik)
Segundo o Diccionario Etimológico Castellano, este significado (que caiu em desuso) está ligado ao latim medieval. Isso porque “energuměnus” era usado para se referir a alguém “possuído por uma força maligna”. De modo mais direto, poderia ser adotada para dizer que alguém agia sob a possessão de um demônio. Inclusive, é um termo associado a textos sobre possessões demoníacas e exorcismos por cristãos.
Apesar das origens, é esperado que as palavras ganhem novos significados ao longo do uso cotidiano. Se antes a ligação de energúmeno era com um pessoa sob influências malignas, o sentido usual é de alguém que age de forma bestial, desprovido de inteligência.
Leia mais:
Latim mais antigo escrito por uma mulher é convite de aniversário com 2.000 anos Esboço de Leonardo da Vinci revela passagens secretas subterrâneas em Milão Dinossauro parecido com avestruz, com 73 milhões de anos, é descoberto no México
VÍDEO: Confira uma série de curiosidade sobre a Lua
Leia a matéria no Canaltech.