DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

O que é IX? Entenda o funcionamento do ‘ponto de troca’ da internet

O IX (Internet Exchange) é uma infraestrutura física que interliga diversos provedores de internet em um mesmo ambiente. Dessa forma, empresas do setor podem se conectar umas às outras por meio do IX, que funciona como um ponto de compartilhamento de rede.

Abaixo o Canaltech explica as seguintes pontos:

  • Como o IX funciona
  • Por que o IX existe?
  • O que é o IX.br?
  • Quais dados são compartilhados no IX?

Como o IX funciona

Para entender como um IX funciona, é preciso compreender que a internet é composta por uma conexão de diversas redes que formam um ecossistema. Um ponto importante desse funcionamento é a gestão descentralizada da internet, ou seja, não há um ponto central que opera o sistema como um todo.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Assim, o IX faz parte de um ecossistema que interconecta redes singulares em um conjunto. E, por ser um ponto físico, disponibiliza um espaço para que os provedores de serviço de internet, aqueles responsáveis por fornecer a conexão à internet para os usuários residenciais ou corporativos, conectem seus ambientes e consigam realizar a troca de tráfego.

Podem existir diversos IXs em um país, como no Brasil, por exemplo, onde há mais de 30 pontos de troca espalhados em diversas regiões, segundo dados do IX.br. Eles operam na conexão entre os provedores de internet no país, com a função de integrar seus sistemas para a criação de um ecossistema digital. 

 Lars Kienle/Unsplash
O IX (Internet Exchange) é uma infraestrutura física que conecta diversos provedores de internet em um mesmo ambiente (Imagem: Reprodução/Lars Kienle/Unsplash

O que é o IX.br?

OIX.br é um conjunto de pontos de troca que interligam as redes da internet brasileira. Ele faz parte do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI). 

Antes, no Brasil, o ponto de troca era conhecido como “PTT”, ou Ponto de Troca de Tráfego. A nomenclatura foi alterada para entrar nos padrões internacionais, assim como para faciltiar as atividades. 

Por que o IX existe? 

A existência de IXs permite que a conexão entre os provedores de internet forneça uma troca de dados mais rápida e com menos custos. Isso porque, quanto melhor estruturado um IX é, maior é a quantidade e velocidade das informações transferidas. 

Quais são os dados transmitidos em conexões de IX?

Para que aconteça a troca de dados entre os provedores de internet é preciso seguir padrões estabelecidos pela gestão do IX no país. No Brasil, por exemplo, as empresas provedoras podem realizar um acordo bilateral, não necessariamente comercial, mas que realize a autorização de compartilhamento de dados como:

  • Prefixos de IP (Internet Protocol);
  • Informações sobre rotas de redes (identificação de caminhos mais eficientes para o tráfego de dados);
  • Páginas da web;
  • Downloads;
  • Backups;
  • Telefonia.

Leia mais:

VÍDEO: E se a Samsung remover o DeX, assim como fez com o Bluetooth da S Pen no Galaxy S25 Ultra de 2025?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box