O que é animal silvestre, doméstico, nativo e exótico?
Os conceitos de animal silvestre, doméstico, nativo e exótico podem, muitas vezes, gerar confusão. Mas saber a diferença entre eles ajuda na conservação da biodiversidade e proteção dos ecossistemas, além de facilitar a compreensão o que é crime e o que não crime, já que manter alguns animais silvestres dentro de casa é proibido por lei.
O que é animal silvestre, selvagem, nativo e exótico?
Embora muitas vezes sejam tratados como sinônimos, cada um desses grupos de animais possui uma definição específica. Nesta matéria, vamos detalhar as características que os diferenciam e a importância de entender essas classificações.
O que é um animal silvestre?
Segundo a ONG WWF Brasil, o animal silvestre ou selvagem vive na natureza e não tem ou não deveria ter contato com os humanos. Eles podem ser tanto espécies nativas quanto migratórias ou outras. Alguns exemplos de animais silvestres são o mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia), onça-pintada (Panthera onca) e ema (Rhea americana).
Leia também:
Populações de animais selvagens despencaram desde 1970
Por que alguns animais só existem em certas partes do mundo?
Qual é o continente com mais espécies de animais?
Apesar de, na teoria, viverem na natureza, muitas espécies silvestres sofrem com tráfico. Eles são retirados de seu ambiente, transportado em ônibus, caminhões e carros e sofrem maus-tratos dos traficantes para parecerem mais “mansos”. No Brasil e no exterior, o papagaio é a ave mais vendida. Depois vêm araras, periquitos, micos, tartarugas e tucanos.
A Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605/98 determina que, na maioria dos casos, ter animal silvestre em casa é ilegal.
Algumas espécies selvagens podem ser criados dentro de casa, desde que cumpram uma série de critérios. O Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) tem uma lista de animais que podem ser domesticados.
Ibama: lista de animais que podem ser domesticados
Abelha
Alpaca
Avestruz
Bicho-da-seda
Búfalo
Cabra
Cachorro
Calopsita
Camelo
Camundongo
Canário-do-reino ou Canário-belga
Cavalo
Chinchila
Cisne-negro
Cobaia ou Porquinho-da-India
Codorna-chinesa
Coelho
Diamante-de-gould
Diamante-mandarim
Dromedário
Escargot
Faisão-de-coleira
Gado bovino
Gado zebuino
Galinha
Galinha-d’angola
Ganso
Ganso-canadense
Ganso-do-nilo
Gato
Hamster
Jumento
Lhama
Manon
Marreco
Minhoca
Ovelha
Pato-carolina
Pato-mandarim
Pavão
Perdiz-chucar
Periquito-australiano
Peru
Phaeton
Pomba-diamante
Pombo-doméstico
Porco
Ratazana
Rato
Tadorna
O que é um animal doméstico?
Por meio de processos tradicionais e sistematizados de manejo e melhoramento zootécnico, alguns animais tornaram-se domésticos. Eles têm características que os mantêm em estreita dependência com os seres humanos e podem ter uma aparência bastante diferente do animal silvestre que os originou.
Alguns exemplos clássicos de espécies domésticas são o gato (Felis catus) e o cachorro (Canis familiaris).
O que é um animal nativo?
Espécies nativas ocorrem de forma natural em determinada região ou bioma. Um animal pode ser silvestre e nativo, caso viva na natureza e seja natural daquele bioma.
O que é um animal exótico?
Esses animais estão fora de sua área de distribuição natural, depois de serem transportados e introduzidos de forma intencional ou não pelo ser humano. Casos de animais exóticos ocorrem desde o tempo da colonização pelo transporte de animais e plantas de uma região a outra.
Mas isso pode gerar problemas ao ecossistema local e, nessas situações, passam a ser chamadas de espécies exóticas invasoras. Isso tem sido apontado como uma das principais causas de perda de biodiversidade no mundo.
O post O que é animal silvestre, doméstico, nativo e exótico? apareceu primeiro em Olhar Digital.