EconomyFeaturedNewsTop Stories

O prazo acabou! USB-C agora é padrão obrigatório na Europa

A conexão USB-C para transferência de dados e recarga do dispositivo agora é um padrão obrigatório na Europa. A partir de hoje, smartphones, tablets e outros dispositivos móveis pequenos ou médios precisam da conexão atendendo às especificações da norma para poderem ser vendidos no velho continente.

Obviamente, essa decisão não foi tomada “do nada”. Quem acompanha as notícias talvez se lembre que a nova norma foi determinada pelo Parlamento Europeu em 2022 – ou seja, há dois anos. Com 602 votos a favor da regra, 13 contra e 8 abstenções, a União Europeia determinou o USB-C como conexão obrigatória, oferecendo às fabricantes de dispositivos o prazo de dois anos para se adequarem. Agora, esse tempo acabou.

Reprodução/USB-C Adapters

Como seria de se esperar, muitas empresas se opuseram à determinação, em especial a Apple. A maçã é famosa pelo seu sistema fechado de tecnologias exclusivas, então tentou barrar o avanço da nova imposição. No fim, a companhia derrotada lançou o iPhone 15 no ano passado trazendo pela primeira vez o USB-C no lugar da porta Lightning.

Para garantir a universalidade de carregadores entre diferentes aparelhos, a regra determina também que dispositivos vendidos na Europa tenham a mesma velocidade de carregamento.

Europa diz que padronização do USB-C ajuda na economia e no meio ambiente

O principal argumento para tornar a conexão USB-C obrigatória foca na população. O Parlamento estima que os cidadãos europeus poderão economizar até € 250 milhões ao ano apenas por não ter que ficar comprando novos carregadores com tanta frequência.

Além disso, existe também o impacto ambiental que pode ser reduzido, ao diminuir o número de carregadores sendo jogados fora. Segundo estimativas das autoridades europeias, somente nesse tipo de acessório são 11.000 toneladas de lixo eletrônico sendo despejado a cada ano.

Notícias relacionadas:

APROVADO: Até 2024 conexão USB-C será padrão de carregamento na Europa

Minisforum lança tela dupla portátil que pode ser ligada em único USB-C

Sanwa lança cabo USB-C com ponta que gira para se adaptar a qualquer posição

A obrigatoriedade da conexão ainda não se estende a notebooks, mas vai passar a valer para esses dispositivos também em 2026.

Fonte: TechSpot

Facebook Comments Box