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O Google precisou mudar resultados de pesquisa na Europa; entenda

O Google anunciou mudanças em seus resultados de pesquisa na Europa, em resposta a reclamações de rivais menores sobre uma queda no tráfego de seus sites após ajustes anteriores. As informações são da Reuters.

A medida ocorre enquanto a Comissão Europeia investiga se o Google violou as regras da União Europeia, especificamente o Digital Markets Act (DMA), que impede a gigante de tecnologia de favorecer seus próprios produtos em sua plataforma.

Desde que o DMA entrou em vigor no ano passado, o Google tem enfrentado desafios para equilibrar as demandas de diversos setores, como sites de comparação de preços e hotéis, que alegam uma queda de 30% nos cliques diretos de reserva.

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Google é investigado por práticas que podem prejudicar consumidores e concorrentes (Imagem: Prykhodov/iStock)

DMA obriga o Google a promover ajustes

O diretor jurídico do Google, Oliver Bethell, explicou que a empresa propôs novas alterações nos resultados de pesquisa para atender tanto as exigências do DMA quanto as preocupações de seus concorrentes.

Essas mudanças incluem unidades expandidas que permitem aos usuários comparar sites de fornecedores e serviços, além de novas opções para exibição de preços e fotos pelos rivais.

Em uma tentativa de testar os resultados, o Google também planeja remover o mapa que mostra a localização dos hotéis em países como Alemanha, Bélgica e Estônia, retornando ao formato anterior de “dez links azuis”.

Essa alteração, no entanto, é vista com relutância, pois o Google considera que ela não beneficia os consumidores ou empresas.

Organizações como o site britânico Kelkoo e a Associação Alemã de Hotéis criticaram as propostas, afirmando que ainda favorecem os serviços próprios do Google, prejudicando concorrentes menores.

Grupos como o Travel Tech também expressaram insatisfação, pedindo que a Comissão Europeia tome medidas mais severas contra o Google, alegando que a empresa está se afastando de soluções inovadoras para resolver os problemas levantados.

Google tem buscado se adaptar as restrições impostas na União Europeia – Imagem: Antwon McMullen/Shutterstock

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