Nvidia treina ferramenta de IA com linguagem de sinais
A Nvidia lançou ferramenta de inteligência artificial (IA) com a Língua Americana de Sinais (ASL, na sigla em inglês), a terceira mais prevalente nos Estados Unidos, atrás apenas de inglês e espanhol. O treinamento da plataforma Signs está sendo feito a partir de parceria com a Sociedade Americana para Crianças Surdas e a agência criativa Hello Monday.
A plataforma web interativa vai ajudar no desenvolvimento de aplicativos de IA acessíveis, de acordo com a empresa. Pessoas de qualquer nível de habilidade podem contribuir para ajudar a construir o conjunto de dados de vídeo de código aberto.
A coleta é feita por meio de um avatar 3D que analisa as filmagens da webcam para receber feedback em tempo real sobre a sinalização. A Nvidia espera aumentar o banco de dados para 400 mil videoclipes representando mil palavras da ASL.
Todas as informações “serão validadas por usuários fluentes e intérpretes para garantir a precisão de cada sinal, resultando em dicionário visual e ferramenta de ensino de alta qualidade”, diz o comunicado da empresa.
Leia mais:
8 coisas que você não deve compartilhar com inteligências artificiais
5 melhores cursos de IA para iniciantes
OpenAI planeja usar seus próprios chips de IA para não depender da Nvidia
Novas tecnologias da Nvidia para o futuro
Para o futuro, os dados serão usados pela Nvidia no desenvolvimento de agentes de IA, aplicativos humanos digitais e ferramentas de videoconferência;
Além disso, a própria plataforma Signs poderá dar suporte para todo o ecossistema de IA acessível;
Atualmente, a ferramenta disponibiliza conjunto inicial de 100 sinais abertos para qualquer pessoa;
O sistema tem focado em movimentos de mão e posições dos dedos para cada sinal, mas a Nvidia estuda maneiras de também coletar e transmitir expressões faciais e movimentos de cabeça.
“A maioria das crianças surdas nasce de pais ouvintes. Dar aos membros da família ferramentas acessíveis, como o Signs, para começar a aprender a ASL cedo, permite que eles abram canal de comunicação eficaz com crianças de seis a oito meses de idade”, disse Cheri Dowling, diretora-executiva da American Society for Deaf Children.
O post Nvidia treina ferramenta de IA com linguagem de sinais apareceu primeiro em Olhar Digital.