NVIDIA torna PhysX e Flow completamente open source
A NVIDIA anunciou neste fim de semana que decidiu tornar completamente open source suas tecnologias PhysX e Flow. Isso talvez confunda alguns leitores, uma vez que a empresa já tinha tornado o SDK do PhysX aberto há alguns anos, mas não era a tecnologia por completo. Agora, é possível para modders e programadores mexerem com os recursos como quiserem.
“Com mais de 500 kernels CUDA alimentando recursos como dinâmica de corpos rígidos, simulação fluida e objetos deformáveis, o PhysX na GPU representa um dos usos mais avançados de programação de CUDA e GPU para simulações em tempo real”, diz a NVIDIA em seu post oficial. “Nós esperamos que esse lançamento seja um recurso valioso para aprendizado, experimentação e desenvolvimento em toda a comunidade.”

O SDK do PhysX é liberado junto com o Flow, uma biblioteca de recursos para simulação de fluidos em tempo real, com base em grade esparsa. Os SDKs podem ser baixados gratuitamente no GitHub.
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PhysX fica open source em momento interessante
O momento que a NVIDIA escolheu para tornar sua tecnologia open source por completo chama a atenção. As RTX 50 não suportam PhysX em aplicativos 32-bit, justamente a geração de jogos em que o recurso foi mais popular.
Assim, a maior parte dos games que contam com o recurso não rodam com muita qualidade nas GPUs mais modernas da NVIDIA. The Witcher 3, Metro 2033, Assassin’s Creed IV: Black Flag são alguns exemplos de jogos que não devem rodar de maneira fluida com PhysX ligado em placas de vídeo baseadas em Blackwell.

Tornar o PhysX open source não resolve o problema, mas ajuda a vida de quem estiver disposto a resolver. Modders e programadores dedicados agora têm mais ferramentas para ajudar o recurso a rodar com qualidade para seus jogos preferidos nas novas GPUs da NVIDIA.
Seria interessante ver isso acontecer para conferir a tecnologia rodando em placas bem mais potentes, uma vez que sempre foi bastante exigente do hardware, mesmo nas GPUs onde deveria ser plenamente compatível.
Via: WCCFTech