NVIDIA suspende distribuição da RTX 5090D se preparando para possível embargo [RUMOR]
A NVIDIA estaria preocupada com uma possível proibição de vender seus modelos RTX 5090D depois que o governo dos EUA estabeleceu um embargo nas GPUs H20 para a China. A informação não é oficial, circulando na forma de boatos em fóruns especializados em hardware no país.
O VideoCardz reuniu informações do Chiphell e do Benchlife, ambos conhecidos por circular informações e boatos que muitas vezes se provam verdadeiros. Aparentemente, a NVIDIA está pedindo aos seus parceiros da China a suspensão temporária na cadeia de suprimentos da RTX 5090D.

Um post no Chiphell enfatiza que a NVIDIA teria mencionado que a suspensão não significa ainda que a 5090D já tenha sofrido um banimento ou embargo. “O inventário para a RTX 5090D sempre foi baixo, então esses estoques precisam ser retidos para observar a situação e lidar com vendas futuras”, diz o post. “Além disso, podemos cinicamente especular que as AIBs e distribuidores podem estar segurando as RTX 5090D restantes para vender mais caro mais tarde”.
O pessoal do Benchlife, enquanto isso, tentou contato com AIBs a respeito da suspensão e não teve confirmação a esse respeito. Porém, pelo menos uma fabricante de módulos de resfriamento teria recebido uma notificação para suspender os envios de pedidos para a montagem de modelos RTX 5090D.

RTX 5090D nem sempre é vendida para uso doméstico
A RTX 5090D é uma versão com parte de seus componentes desativados para oferecer menos performance que a RTX 5090 original. A medida permite que a NVIDIA exporte o produto para a China.
No entanto, é a mesma prática que a empresa fazia com a H20 para uso profissional e isso não foi suficiente. Na semana passada até esses modelos tiveram suas vendas impedidas por decisão do governo dos EUA.
Notícias relacionadas:
- GALAX confirma RTX 5090D HOF OC LAB “XOC Edition” com dois conectores de 16 pinos na China
- Galax RTX 5090D HOF Edition com OC quebra todos os recordes do 3DMark, superando a 5090
- NVIDIA sofre prejuízo de US$ 5,5 bilhões em GPUs após governo dos EUA cortar envio de H20s à China
No momento temos apenas especulações, mas não é improvável que a NVIDIA esteja preocupada com banimentos futuros para a RTX 5090D. Já existem informações de modelos sendo vendidos na China com customização voltada para uso profissional e, na geração passada, empresas personalizavam a RTX 4090D com mais memória para ser usada em IA. Esse tipo de situação coloca o futuro da 5090D em cheque.
Via: VideoCardz