NVIDIA Omniverse Blueprint: gêmeos digitais em física em tempo real
A NVIDIA anunciou o NVIDIA Omniverse Blueprint, ferramenta que permite a criação de gêmeos digitais (digital twins) com interatividade em tempo real.
Esse recurso irá possibilitar a setores como aeroespacial, automotivo, manufatura, energia, entre outros, a realizar testes fidedignos em relação aos seus pares reais.
O que são gêmeos digitais?
O NVIDIA Omniverse Blueprint foi concebido com o objetivo de permitir aos desenvolvedores de software da indústria ajudar seus clientes de engenharia assistida por computador (CAE), executando gêmeos digitais para testes. Mas o que são gêmeos digitais?
Embora possa parecer complexo, a resposta para essa pergunta é simples: gêmeos digitais são modelos virtuais de objetos físicos, que reproduzem com precisão suas características.
Esse recurso é muito útil dentro de grandes indústrias, possibilitando testes, como de aeronaves, carros ou estruturas, sem a necessidade de comprometer suas contrapartes físicas. Os objetos reais são “capturados” através de sensores, seu desempenho é registrado, seus dados processados, e a partir disso seu gêmeo digital pode gerar dados precisos sobre como o objeto real irá se comportar em diversas situações. Isso gera economia tanto financeira quanto de tempo.
NVIDIA Omniverse Blueprint
Construir um gêmeo digital com física em tempo real requer duas capacidades fundamentais: desempenho de solucionadores de física em tempo real e visualização em tempo real de grandes conjuntos de dados.
O Omniverse Blueprint alcança esses objetivos ao reunir as bibliotecas NVIDIA CUDA-X para acelerar os solucionadores, o framework de física-AI NVIDIA Modulus para treinar e implantar modelos para gerar campos de fluxo, e as interfaces de programação de aplicações (APIs) do NVIDIA Omniverse para interoperabilidade de dados 3D e visualização em tempo real habilitada por RTX.
NVIDIA/Reprodução
NVIDIA/Reprodução
NVIDIA/Reprodução
Os desenvolvedores podem integrar o blueprint como elementos individuais ou em sua totalidade nas ferramentas existentes.
“Com o Omniverse Blueprint, a NVIDIA está capacitando desenvolvedores e empresas a criar gêmeos digitais com interatividade em tempo real, permitindo simulações de engenharia assistida por computador mais rápidas, precisas e escaláveis. Essa tecnologia não apenas acelera o desenvolvimento de produtos, mas também transforma a maneira como indústrias como aeroespacial, automotiva e manufatura abordam a inovação, estabelecendo novos padrões de eficiência e desempenho.”
Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina
Desenvolvedores de software como Altair, Ansys, Cadence e Siemens podem usar o NVIDIA Omniverse Blueprint para criar gêmeos digitais de engenharia auxiliados por computador em tempo real que ajudam seus clientes a reduzir os custos de desenvolvimento e o consumo de energia e, ao mesmo tempo, acelerar o tempo de lançamento no mercado. O blueprint é um fluxo de trabalho de referência que inclui bibliotecas de aceleração NVIDIA, estruturas de física e IA e renderização interativa baseada em física para simulações 1.200x mais rápidas e visualização em tempo real.
“Construímos o Omniverse para que tudo possa ter um gêmeo digital. Os Omniverse Blueprints são pipelines de referência que conectam o NVIDIA Omniverse com tecnologias de IA permitindo que os principais desenvolvedores de software CAE construam fluxos de trabalho inovadores de gêmeos digitais que transformarão a digitalização industrial, desde o design e fabricação até as operações, para as maiores indústrias do mundo.”
Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA
O Omniverse Blueprint pode ser executado em todas as principais plataformas de nuvem, incluindo Amazon Web Services, Google Cloud e Microsoft Azure. Ele também está disponível no NVIDIA DGX Cloud.
A Rescale, uma plataforma baseada em nuvem que ajuda organizações a acelerar descobertas científicas e de engenharia, está utilizando o NVIDIA Omniverse Blueprint para permitir que as organizações treinem e implementem modelos de IA personalizados com apenas alguns cliques.
A plataforma Rescale automatiza toda a pilha de aplicações para hardware e pode ser executada em qualquer provedor de serviços em nuvem. As organizações podem gerar dados de treinamento usando qualquer solucionador de simulação, preparar, treinar e implantar os modelos de IA realizar previsões de inferência e visualizar e otimizar os modelos.
Empresas interessadas em saber mais sobre o NVIDIA Omniverse Blueprint para gêmeos digitais de engenharia assistida por computador em tempo real podem se inscrever para acesso antecipado.
FONTE: NVIDIA