NVIDIA estima 20% mais performance em GPUs baseadas em GAA
Transistores fabricados na tecnologia Gate-All-Around (GAA) podem trazer até 20% mais performance para GPUs NVIDIA. É isso que acredita Jensen Huang, fundador e CEO da empresa, que falou do assunto em uma coletiva recente no evento GTC 2025, da própria NVIDIA.
Huang foi perguntado a respeito de usar GAA em GPUs daqui a duas gerações – ou seja, codinome Feynman, previstas para 2028. Ele comentou que a tecnologia, por si, poderia trazer um incremento de 20% na performance dessas placas de vídeo.

No entanto, o número não foi mencionado como um grande aumento de desempenho, mas sim algo como “apenas 20%”. Huang desenvolveu sua resposta dizendo que evoluções no processo de fabricação dos transistores são bem-vindas, mas não são mais transformativas. Ele acredita agora bem mais na evolução das arquiteturas feitas pela própria NVIDIA e avanços de software.
“Estamos no limite da física”, declarou o executivo. É importante ressaltar também que sua resposta foi hipotética sobre uma possível adoção de GAA pela NVIDIA, não garantindo que a empresa vai usar a tecnologia até 2028. Huang também aproveitou a oportunidade pare enfatizar que a empresa não se considera mais uma fabricante de GPUs, mas sim uma fornecedora de infraestrutura para IA.

Qual seria a parceira da NVIDIA para GAA?
A pergunta sobre GAA para a NVIDIA foi levantando a possibilidade na empresa passar a contar com a Samsung para a fabricação de suas GPUs. A empresa sul-coreana tem investido em Gate-All-Around há algum tempo.
Entretanto a TSMC também vai passar para a tecnologia em seu aguardado processo N2 (de 2nm). Até 2028 a empresa já deve estar fornecendo chips dessa geração aos seus clientes, possivelmente até numa versão melhorada, N2P.
Notícias relacionadas:
- TSMC deve começar a receber encomendas para chips de 2nm em 1 de abril [RUMOR]
- Placa de vídeo GeForce feita pela Intel? Analista indica adoção do processo 18A pela NVIDIA [RUMOR]
- Processo GAA de 3nm da Samsung tem rendimento muito abaixo do esperado [RUMOR]
A NVIDIA atualmente trabalha com a TSMC, e não costuma adotar os novos processos da fabricante assim que eles se tornam disponíveis. Isso até corrobora a fala de Huang, que mostrou que não considera avanços na fabricação os fatores mais importantes na nova geração de uma GPU.
Via: Tom’s Hardware