NVIDIA confirma que 0,5% de suas RTX 5090 e RTX 5070 Ti saíram com ROPs faltando
A NVIDIA se pronunciou sobre relatos que surgiram nesta semana de unidades da RTX 5090 da Zotac com número de ROPs faltando. A dona das RTX 50 admite não apenas que esse é um defeito de produção, mas acrescenta ainda que algumas RTX 5070 Ti também foram afetadas.
Segundo a companhia, uma parcela muito pequena das RTX 5090 e 5090D e das RTX 5070 Ti saíram com defeito de produção com os ROPs faltando: apenas 0,5%. Como a 5070 Ti é um lançamento recente com unidades bem escassas, não chegaram a aparecer relatos de usuários sobre o problema antes da declaração da NVIDIA.
Fonte: VideoCardz
“Nós identificamos um problema raro afetando menos de 0,5% das GPUs GeForce RTX 5090/5090D e 5070 Ti que têm menos ROPs do que especificado”, declarou um representante da NVIDIA ao WCCFTech. “O impacto geral na performance em gráficos é de 4%, sem impacto algum em cargas de IA ou computação.”
Uma vez que a empresa reconhece que foi uma falha de produção, dessa vez a culpa não foi toda da Zotac, que apenas falhou em detectar o problema quando recebeu as GPUs da NVIDIA. Além disso, placas de outras parceiras também podem ter sido afetadas, ainda que seja um número bem pequeno, aparentemente.
NVIDIA vai repor RTX 5090 e RTX 5070 Ti com defeito
Ainda em sua declaração para o site, o representante da NVIDIA salientou que o problema de produção foi corrigido e que placas afetadas serão trocadas.
“Consumidores afetados podem contatar a fabricante de suas placas para uma substituição. A anomalia na produção foi corrigida”, disse a empresa.
Notícias relacionadas:
RTX 5090 da Zotac aparece com menos ROPs, prejudicando a performance em 4,5%
ASUS ROG Astral RTX 5090 pega fogo de repente no PC de um usuário
GPU-Z 2.62 traz suporte para placas NVIDIA GeForce RTX 50 (Blackwell)
É possível usar o GPU-Z para verificar se sua placa tem o número correto de ROPs aparecendo, que deveria ser 176. Modelos afetados aparecem com 168.
Fonte: TechPowerUp
No entanto, com um lançamento tão limitado em todos os modelos da série RTX 50, há de se perguntar quanto tempo a pessoa vai precisar esperar para receber sua nova placa de vídeo em troca da unidade com defeito.