NVIDIA anuncia o Isaac GR00T N1, primeiro modelo de base de robôs humanoides aberto do mundo
Agora é oficial: NVIDIA anuncia o Isaac GR00T N1, primeiro modelo de base de robôs humanoides aberto do mundo. Trata-se do próximo passo em direção a um futuro que integre recursos avançados de robótica e inteligência artificial (IA).
Trata-se do primeiro modelo de base aberto e totalmente personalizável, com raciocínio e habilidades humanoides generalizadas.
Entre outras tecnologias do projeto que se destacam, temos os frameworks de simulação e blueprints, como o NVIDIA Isaac GR00T Blueprint, com o intuito de gerar dados sintéticos, assim como o Newton, um mecanismo de física de código aberto, em fase de desenvolvimento com o Disney Research e o Google DeepMind.
Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA, afirma: “A era da robótica generalista já chegou (…) Com o NVIDIA Isaac GR00T N1 e os novos frameworks de geração de dados e aprendizagem de robôs, os desenvolvedores de robótica em todos os lugares abrirão a próxima fronteira na era da IA”.
O GR00T N1 é o primeiro lançamento de uma linha de modelos personalizáveis que a NVIDIA pré-treinará e distribuirá para os desenvolvedores de robótica ao longo do mundo.
A ideia é impulsionar a transformação de todos os segmentos que estão enfrentando escassez de mão de obra estimada em mais de 50 milhões de pessoas.
O Isaac GR00T N1 conta com arquitetura de sistema duplo, inspirada em princípios comuns na cognição de um ser humano. O intitulado Sistema 1 é um modelo de ação de pensamento rápido, espelhado em reflexos ou intuições de pessoas reais.
Já o Sistema 2 foi construído com o intuito de oferecer um mecanismo de pensamento lento, para tomada de decisões metódicas e calculadas. Este sistema faz um raciocínio sobre o ambiente e as instruções que recebeu para planejar ações.
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Em iniciativa que reforça o empenho da companhia em robótica e IA, NVIDIA anuncia o Isaac GR00T N1
Já o Sistema 1 traduz todos esses projetos em movimentos ágeis, contínuos e preciosos do robô. Este é treinado com dados de demonstração humana e uma abundância de dados sintéticos gerados pela plataforma NVIDIA Omniverse.
O GR00T N1 tem o poder de generalizar tarefas do dia a dia, como segurar e mover objetos, com somente um ou ambos os braços, ou mesmo transferindo de um membro para o outro.
Trata-se de uma funcionalidade fundamental para tarefas que envolvam manuseio, embalagem e inspeção de materiais. É possível pós-treinar a máquina com dados reais ou sintéticos, para tarefas específicas.
Huang demonstrou em uma palestra do GTC que o robô humanoide identificado como 1X consegue executar tarefas de limpeza doméstica de forma autônoma, utilizando uma política pós-treinada, concebida pelo GR00T N1.
Os recursos autônomos são fruto de uma colaboração de treinamento de IA entre a NVIDIA e a 1X. Bernt Børnich, CEO da 1X Technologies, afirma:
“O modelo GR00T N1 da NVIDIA fornece um grande avanço para a lógica e as habilidades de robôs. Com uma quantidade mínima de dados de pós-treinamento, conseguimos implantar totalmente no NEO Gamma, promovendo nossa missão de criar robôs que não são ferramentas, mas companheiros que podem ajudar os humanos de maneiras significativas e imensuráveis”.
Entre aqueles com acesso antecipado ao GR00T N1, destaca-se a Agility Robotics, a Boston Dynamics, a Mentee Robotics e a NEURA Robotics. Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina, afirma:
“Os robôs humanoides estão ampliando os limites da robótica e abrindo novas possibilidades para diversas aplicações. Na NVIDIA, estamos colaborando em oferecer um modelo personalizável que impulsiona o desenvolvimento e a inovação nessa tecnologia”.
No momento, estão disponíveis para download, no Hugging Face e no GitHub, os dados de treinamento e cenários de avaliação de tarefas do NVIDIA Isaac GR00T N1. O NVIDIA Isaac GR00T Blueprint, para geração de movimento de manipulação sintética, também está acessível como demonstração interativa neste link.
Com relação ao mecanismo de física Newton, é esperado que esteja disponível ainda em 2025. E aí? O que achou da novidade? Compartilhe o seu ponto de vista nesta publicação e continue acompanhando o Adrenaline!
Fonte: NVIDIA