NVIDIA alega que 80% dos donos de placas RTX usam DLSS
O lançamento da série RTX 50 foi o centro das atenções na participação da NVIDIA na CES 2025. Agora, conforme a “poeira abaixa”, algumas das outras informações divulgadas pela companhia começam a ganhar as notícias. Em um dos slides de sua apresentação, a NVIDIA afirmou que 80% dos usuários de placas GeForce RTX ativam o DLSS.
Infelizmente a informação não vem acompanhada de muitos detalhes. Ela apareceu como um item no slide mostrado abaixo, que menciona também que mais de 540 jogos contam com DLSS. A NVIDIA diz ainda que sua tecnologia de upscale está em “15 dos 20 principais jogos de 2024”, e que 3 bilhões de horas já foram jogadas usando o recurso.
Fonte: NVIDIA
A divulgação vem acompanhada de um gráfico pouco detalhado sobre a evolução do uso do recurso. Como a empresa se refere a “jogadores de RTX”, podemos estimar que isso conta todas as gerações dessas GPUs.
Não sabemos, no entanto, como os dados foram obtidos. Se a pessoa ativou uma só vez e nunca mais usou ela já conta como um usuário de DLSS? Além disso, seria interessante saber quais versões do DLSS estão sendo usadas, e quantas dessas pessoas aproveitam também a geração de frames, não apenas o upscale.
DLSS vai se tornar padrão?
Há algum tempo a NVIDIA defende que o upscale é o futuro dos jogos. A empresa acredita que tecnologias como o DLSS são o caminho para melhorar a performance e qualidade dos games, enquanto os avanços em renderização nativa estão ficando cada vez mais lentos.
Fonte: NVIDIA
É por isso que a empresa aposta em novos recursos para a tecnologia, como o Multi Frame Generation, por exemplo, exclusivo para o DLSS 4 em placas RTX 50.
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Com a maior parte dos usuários das GPUs mais usadas no mundo apostando no DLSS, provavelmente mais produtoras se sentirão à vontade para incluir o recurso em requisitos mínimos ou recomendados de seus jogos. É como foi o caso em Monster Hunter Wilds, por exemplo.
Fonte: TechSpot