NVIDIA acelera design da CPU de IA quântica do Google com simulação da física de dispositivos quânticos
A NVIDIA anunciou uma parceria com o Google Quantum AI para acelerar o design da próxima geração de dispositivos de computação quântica, utilizando simulações impulsionadas pela plataforma NVIDIA CUDA-Q.
Como resultado da parceria, o Google Quantum AI estará utilizando a plataforma híbrida de computação quântica-clássica e o supercomputador NVIDIA Eos para simular a física de seus processadores quânticos.
O objetivo do projeto é superar as limitações atuais do hardware de computação quântica, que só consegue executar um número limitado de operações antes de precisar interromper os cálculos devido ao “ruído”.
Supercomputador na Coreia do Sul é adiado para 2026 devido à concorrência por IA
Dona da Zotac sai da China para evitar sanções antes da chegada das RTX 50
Pacote NVIDIA DLSS 3.8.10 é liberado; veja novidades
Créditos: NVIDIA.
Benefícios
Com a plataforma CUDA-Q, o Google pode utilizar 1.024 GPUs NVIDIA H100 Tensor Core no supercomputador NVIDIA Eos para realizar uma das maiores e mais rápidas simulações dinâmicas de dispositivos quânticos do mundo. E tudo por uma fração do custo.
O sistema tem suporte a simulações realistas de dispositivos com até 40 qubits, as maiores já realizadas. Como resultado, técnicas de simulação que antes demoravam uma semana agora são concluídas em minutos.
Além disso, o software que alimenta essas simulações dinâmicas aceleradas estará disponível publicamente na plataforma CUDA-Q, permitindo que engenheiros de hardware quântico escalem rapidamente o design de seus sistemas.
Créditos: NVIDIA.
Fonte: NVIDIA.