Novo Corsa faz sucesso na Europa como um Peugeot 208 modificado
Um novo Corsa já foi anunciado por diversas fake news no Brasil, com a promessa de uma volta triunfal do hatch que fez bastante sucesso no mercado brasileiro. Sem chances de voltar para cá, o modelo segue em linha na Europa, onde ainda faz sucesso, mas trata-se de um carro totalmente novo.
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Antes mesmo da criação da Stellantis, a alemã Opel passou a ser controlada pela Peugeot–Citroën, que a comprou da General Motors. Portanto, um novo Chevrolet Corsa é impossível hoje em dia, pois quando o modelo foi vendido no Brasil pela marca norte-americana, a Opel ainda estava no grupo GM.
Novo Corsa é um Peugeot 208 com o visual modificado (Imagem: Divulgação/Opel)
A única forma do novo Corsa ser vendido no Brasil seria se a Opel passasse a atuar por aqui, mas não há planos para isso. Fiat, Peugeot e Citröen são as representantes da Stellantis no segmento dos carros compactos, e uma quarta marca mais atrapalharia do que ajudaria por aqui, pois canibalizaria ainda mais as vendas entre as marcas do grupo.
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Como é novo Corsa europeu?
Atualmente, o Opel Corsa está em sua sexta geração, também chamada de Corsa F. No Brasil, como Chevrolet, o modelo foi vendido somente em duas gerações: Corsa B e Corsa C, sendo que a primeira foi um verdadeiro fenômeno de vendas nos anos 1990, resistindo até 2016 com o Classic, que era o sedã da família.
Entre 2002 e 2011, a Chevrolet vendeu o Corsa C no Brasil, a terceira geração global e segunda por aqui. Maior e mais sofisticado, o modelo não fez o mesmo sucesso que o anterior, mas mesmo assim até hoje tem seus fãs. Paralelamente a isso, na Europa, a Opel seguia a vida do Corsa.
Hoje, o modelo está três gerações à frente da última versão comercializada por aqui. Só que mesmo sendo completamente diferente, o novo Corsa tem parentesco com o Brasil. Afinal, hoje ele utiliza a base do Peugeot 208 que é vendido no Brasil.
Sendo assim, o Corsa atual nada mais é um 208 modificado para ter um visual mais parecido com a linha Opel. Até mesmo alguns botões do interior são compartilhados com o irmão da Peugeot, por serem do mesmo grupo automotivo na atualidade.
Opel Corsa A (Divulgação/Opel) Opel Corsa A (Divulgação/Opel) Opel Corsa B (Divulgação/Opel) Opel Corsa B (Divulgação/Opel) Opel Corsa B (Divulgação/Opel) Opel Corsa C (Divulgação/Opel) Opel Corsa C (Divulgação/Opel) Opel Corsa D (Divulgação/Opel) Opel Corsa D (Divulgação/Opel) Opel Corsa E (Divulgação/Opel) Opel Corsa E (Divulgação/Opel) Opel Corsa F (Divulgação/Opel) Opel Corsa F (Divulgação/Opel) Opel Corsa F (Divulgação/Opel) Opel Corsa F (Divulgação/Opel)
Motores do novo Corsa
Debaixo do capô, o Corsa também compartilha a mecânica com o 208. Há versões a combustão, que utilizam um motor 1.2 aspirado de 75 cv com câmbio manual de cinco, ou então um 1.2 turbo de 100 cv e câmbio manual de seis marchas. No caso do modelo híbrido-leve, o motor 1.2 turbo pode ter 100 cv ou 136 cv, acoplado a um sistema elétrico de 48V mais evoluído que o dos Fiat Pulse e Fastback Hybrid.
Interior do novo Corsa também compartilha elementos com o Peugeot 208 (Imagem: Divulgação/Opel)
Porém, o modelo mais potente é o elétrico. Ele conta com um motor de 156 cv de potência, que é o mesmo do Peugeot e-2008 vendido no Brasil. A autonomia é de 405 km no ciclo WLTP europeu. Todas essas opções são bem diferentes das que eram oferecidas no Brasil, já que o Corsa teve sempre motores 1.0, 1.4 ou 1.8, com potência máxima de 114 cv, com o propulsor maior.
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