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Nova versão de Ragnarok Online para a América Latina chega com foco na comunidade e sistema justo

A Gravity anunciou oficialmente uma nova versão de Ragnarok Online desenvolvida especialmente para a América Latina. O MMORPG terá servidores próprios, suporte multilíngue e conteúdos adaptados à cultura da região. Diferente do que muitos pensaram inicialmente, não se trata de um relançamento no Brasil, mas sim de uma iniciativa inédita voltada ao público latino como um todo.

O GameHall participou da coletiva de imprensa realizada com a equipe da GNJOY, braço da Gravity responsável pelo projeto, que detalhou as principais novidades do servidor, incluindo o planejamento de atualizações, medidas contra servidores ilegais e o modelo de monetização.

Lançamento com episódio 14.2: nostalgia e equilíbrio

Segundo a equipe, o lançamento da nova versão começa já com o episódio 14.2, na versão Eclage. A escolha não foi aleatória. “A gente tentou balancear um pouco os níveis, principalmente porque vai até a terceira classe e vai surgir ainda a quarta classe. E para tentar balancear um pouco esses níveis, que vão até o nível 175, foi a versão 14.2, que foi a que mais jogadores gostaram realmente. Pela pesquisa em geral, pesquisa de campo, foi a que recebeu mais amor dos jogadores. Então, por causa disso, foi selecionado o episódio 14.2 especialmente.”

O pré-registro está ativo desde o dia 17 de março, e o Open Beta será iniciado na próxima segunda-feira. Durante esses oito dias de teste, os jogadores poderão aproveitar uma série de eventos e uma pré-venda com benefícios exclusivos. “Pedimos uma intensa participação dos nossos aventureiros, pois quem fizer parte da pré-venda poderá adquirir os produtos com 30% de desconto só no período do Open Beta.”

A equipe também mencionou que rearranjou várias das trilhas sonoras clássicas do jogo para se adaptarem melhor à cultura latina. E para quem estiver chegando agora ou quiser reviver a experiência do início, a versão Eclage permitirá isso. “Esse jogo se inicia na versão mais inferior, é para que todos os aventureiros da América Latina que começam em um novo cenário possam reviver a nostalgia da versão clássica e possam também aproveitar diversos conteúdos gradualmente.”

O lançamento oficial está marcado para o dia 28 de maio. A versão para PC contará com suporte multilíngue (português, espanhol e inglês), além de um launcher com design exclusivo para a América Latina. Segundo os desenvolvedores, o objetivo é refletir a identidade cultural da região e criar uma comunidade sólida. “Vamos fortalecer parcerias com empresas locais, com a mídia e os influenciadores para crescermos como uma base sólida.”

A partir de maio, conteúdos e eventos exclusivos serão lançados apenas para a América Latina. Em ritmo de atualizações mensais, o planejamento prevê que a quarta classe chegue no início de 2026. “Todos esses planos de atualizações poderão ser acompanhados no roadmap do GNJOY, e tudo isso será trabalhado diretamente no estúdio da nossa sede.”

Combate aos servidores ilegais e ao uso de bots

Sobre os servidores ilegais e o uso de bots, os desenvolvedores foram diretos: “Forçaremos as nossas ações contra os servidores privados ilegais. Para solucionar este problema, estamos nos preparando para tomar, inclusive, medidas judiciais, além de uma página para recebimento constante de feedbacks dos nossos usuários para poderem denunciar esses servidores privados ilegais.” E complementam: “Já estamos advertindo os usuários desses servidores ilegais para tomarem as devidas medidas e não se prejudicarem.”

No caso do uso de bots e trapaças, que afetaram negativamente o Ragnarok e outras IPs no Brasil, como Gunbound, a equipe explicou: “O Ragnarok América Latina vai utilizar vários programas de segurança que já foram testados e aprovados em outros países. E os bots de usuários e macros serão abatidos com sistemas internos de detecção. A gente vai desenvolver continuamente novas ferramentas para combater esse processo. As nossas equipes de monitoramento atuam em tempo real para inibir essas irregularidades presentes no jogo.”

Eles reforçam a importância do suporte e do engajamento da comunidade para manter o ambiente saudável: “Esperamos que os jogadores vejam a efetividade de reportar isso pela Central do Suporte, porque a gente estudou muito e discutiu muito sobre isso, da importância de reportar. E a gente espera que os jogadores contribuam conosco reportando isso, porque do nosso lado a gente vai contribuir dando resultado, punindo o que tem que ser punido, melhorando o sistema anti-bot, anti-macro e assim por diante.”

Monetização mais justa e sem cartas MVP na loja

Com relação à velocidade de atualização, a equipe reconhece que a versão da Coreia está dois anos à frente, mas planeja acelerar esse processo. “Nós reduziremos o tempo necessário para a obtenção dos itens mais essenciais de cada episódio, para facilitar justamente a obtenção deles e diminuir a dificuldade dos jogadores, para que eles não se cansem tão rápido.”

Sobre a monetização, os desenvolvedores garantiram que o foco será em meritocracia e cosméticos. “Não vai ter carta de MVP. A carta de MVP vai ser muito mais importante do que ela é agora. Venderemos, por exemplo, itens de refinamento ou itens de encantamento, ou efeitos também visuais, tanto na roupa como visual em si.” E completam: “Durante o Open Beta, vocês vão poder testar isso. Já vai estar lá. A gente espera que vocês testem, que vocês vejam e, principalmente, que deem seu feedback, porque foi pensado de forma estratégica.”

E para os diferentes estilos de jogadores, a equipe reforçou que o Ragnarok está sendo planejado para todos: “O Ragnarok é legal porque ele tem vários estilos de jogador: tem o jogador casual, tem o jogador hardcore, tem o jogador que só joga guerra. Então ele é um jogo que permite vários estilos de jogo, e a gente sabe disso.” E acrescentam: “Se você sentiu que, como jogador casual, não foi atendido no OBT, acho que o feedback vai ser muito importante para a gente tentar entender isso. E como a gente pode melhorar para um jogador hardcore se sentir à vontade fazendo isso, um jogador de guerra se sentir à vontade fazendo isso, um jogador casual fazendo isso.”

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