Notebooks com GPU RTX 50 adiados para março e abril por falta de componentes
As GPUs GeForce RTX 50 para notebooks, que deveriam chegar ao mercado em janeiro, tiveram seu lançamento adiado para março, com os modelos de classes 70 e 60 chegando apenas em abril.
O motivo do atraso, segundo o Digi Times, é a prioridade da NVIDIA em atender à crescente demanda por chips de IA, que tem consumido grande parte dos recursos e equipe da empresa.
Embora os chips para servidores e PCs sejam diferentes, a reorientação dos esforços para o mercado de inteligência artificial acabou impactando o cronograma de lançamento da nova geração de GPUs móveis.
A mudança no cronograma afeta diretamente os notebooks gamers equipados com a série RTX 50, muitos dos quais já estão aparecendo em sites de varejistas e fabricantes, mas só devem estar disponíveis em março.
Os modelos equipados com as GPUs RTX 5070 e 5060, por sua vez, estão previstos para abril. Afinal, a NVIDIA já enfrentava desafios de fornecimento nas GPUs de desktop, como observado em rumores sobre estoques reduzidos da RTX 4060 para abrir espaço para a 5060, e agora enfrenta problemas semelhantes no segmento móvel.
Isso também aconteceu com a NVIDIA, que nunca havia enfrentado atrasos no passado. Estima-se que isso esteja relacionado ao foco total da empresa nos chips para servidores de IA. Mesmo com diferenças no design e nos processos entre chips de servidores e PCs, a alocação de recursos pode impactar a eficiência na depuração de novos produtos
Digi Times
Benchmarks impressionam, mas estoque é limitado
Embora a disponibilidade seja uma preocupação, os benchmarks das GPUs RTX 5080 para notebooks já começaram a chamar atenção.
De acordo com vazamentos, a RTX 5080 é 18% mais rápida que a 4080 para laptops e 6% mais veloz que a 4090, rivalizando com a 4070 SUPER de desktop. Os resultados destacam o potencial de desempenho da nova geração, mas as dúvidas quanto à disponibilidade permanecem.
Segundo informações recentes, a escassez inicial de estoque pode repetir o cenário enfrentado pela linha GeForce RTX 40. A situação já começa a preocupar consumidores e fabricantes, principalmente porque a NVIDIA já havia anunciado a pré-venda de notebooks com a RTX 50 para 25 de fevereiro anteriormente.
Leia também:
NVIDIA GeForce RTX 5070 Ti supera RTX 4080 SUPER no Geekbench em teste vazado
NVIDIA pode ter sido alvo de especuladores durante crise envolvendo a DeepSeek
AMD deve ter preços “agressivos” nas RX 9000 para competir com NVIDIA
Mudança de prioridades afeta o cronograma
O Digi Times pontuou que o foco da NVIDIA em chips de IA influenciou diretamente os atrasos: “Mesmo com diferenças no design entre chips de servidores e PCs, a alocação de recursos ainda impacta a eficiência no desenvolvimento de novos produtos”.
Com o mercado de IA apresentando uma oportunidade bilionária, a NVIDIA reconfigura suas prioridades para aproveitar ao máximo essa demanda, mas isso traz consequências para o segmento gamer. A expectativa é que os atrasos sejam pontuais, mas é incerto se o fornecimento será suficiente na data de lançamento.
Apesar dos atrasos, os notebooks equipados com as GPUs da série RTX 50 devem chegar ao mercado com processadores de última geração, como o Intel Core Ultra 200HX e o AMD Fire Range, reforçando a disputa entre os dois fabricantes.
A competição mais acirrada no mercado de laptops gamers beneficiará os consumidores a longo prazo, mas a disponibilidade limitada pode ser um desafio inicial.
Fonte: Digi Times