Nintendo passa a ser a dona do site oficial do Ryujinx
Pouco mais de um mês após convencer “de forma amigável” os criadores do Ryujinx a abandonarem o emulador, a Nintendo tomou uma atitude que deve garantir que ele nunca volte a operar com esse nome. Segundo o Games Radar, a companhia japonesa agora é a dona do domínio usado para distribuir e promover o software.
O banco de dados do site WHOIS afirma que a empresa passou a ser dona do endereço no dia 7 de novembro, mas a transição pode ter acontecido bem antes dessa data. Na prática, a Nintendo parece ter simplesmente decidido tomar para si o domínio para garantir que nenhum grupo terceiro vai tentar reviver o emulador.
Conforme o esperado, o acordo entre a empresa e os criadores do Ryujinx não significou necessariamente o fim do software. No entanto, sem ter um site centralizado e uma equipe dedicada, se tornou mais difícil para seus meios de distribuição alternativos e criadores de forks ganharem notoriedade.
Nintendo intensificou sua luta contra a emulação
A ação da Nintendo que resultou no fim do Ryujinx faz somente parte de uma estratégia de intensificação de uma luta mais geral da empresa contra emuladores. Antes de isso acontecer, a companhia processou os criadores do Yuzu e do Citra, garantindo que ambos os softwares também deixaram de ser distribuídos com facilidade.
Foto: Divulgação/Nintendo
Além disso, a companhia recentemente iniciou uma disputa judicial com um criador de conteúdos que se orgulhava de fazer transmissões usando jogos piratas. Muitos acreditam que isso faz parte da estratégia da companhia para tentar coibir o máximo possível o desbloqueio do Switch 2 próximo à sua época de estreia.
Relatos indicam que o novo hardware deve usar o mesmo formato de ROMs do Switch lançado em 2017, o que tornaria mais fácil piratear seus softwares. Ao mesmo tempo, isso vai garantir que o produto vai ter retrocompatibilidade nativa, abrindo a possibilidade de ele conseguir rodar jogos antigos com melhor desempenho.
Fonte: PC Gamer