Nintendo adquire 100% da Monolith Soft, de Xenoblade Chronicles
A Nintendo adquiriu 100% das ações da Monolith Soft, estúdio responsável por jogos como Xenoblade Chronicles. A companhia japonesa já era a acionista majoritária, desde 2011. Porém, agora assumiu o controle total do estúdio conhecido por seus JRPGs Mecha.
Quem percebeu a informação foi o site internacional Automaton. Na página oficial da Monolith Soft diz que a Nintendo é dona das 2.400 ações (100%) da empresa. Em 2011, a companhia adquiriu 96% das ações e apenas 4% ficou com os fundadores do estúdio: Hirohide Sugiura, Tetsuya Takahashi e Yasuyuki Honne.
Nintendo eShop/Reprodução
Pelo visto, os fundadores da Monolith Soft decidiram vender o restante das ações para a Nintendo. Não há informações sobre quando isso aconteceu. A ferramenta Wayback Machine (que mostra versões antigas de páginas online) revela que até outubro a Nintendo era dona de 96% da companhia.
Ou seja, a aquisição dos 4% restante da Monolith Soft aconteceu em algum momento entre final de outubro até o início de dezembro. A Nintendo já era a acionista majoritária da empresa há mais de uma década, por isso eles operavam como donos e nada deve mudar internamente.
Monolith Soft trabalha em novo Xenoblade para a Nintendo
Com a Nintendo adquirindo 100% da Monolith Soft sem alarde, o estúdio segue seus trabalhos em novo jogo da franquia Xenoblade. De acordo com informações do estúdio, eles realizaram contratações para o novo JRPG da franquia.
Com direção de Tetsuya Takahshi, o novo Xenoblade Chronicles promete desafios “sem precedentes“. As contratações realizadas recentemente são todas para o novo Xenoblade e os funcionários não vão auxiliar no suporte do desenvolvimento de outros títulos.
Divulgação/Nintendo
Jogos do Nintendo Switch 2 devem usar DLSS, mas nem sempre para exibição em 4K
PlayStation libera retrospectiva 2024; veja como fazer a sua
Jogos impulsionam e ações da Sony batem recorde
A Monolith Soft é um estúdio importante da Nintendo, pois além de Xenoblade Chronicles eles também ajudam no desenvolvimento de outros games. Nos últimos anos, eles atuaram como estúdio de suporte em jogos como Splatoon 3 e Animal Crossing: New Horizons.
Responsáveis por uma das franquias de JRPG mais emblemáticas do Nintendo Switch, a Monolith Soft deve continuar como um dos principais estúdios da gigante japonesa. A aquisição de 100% da companhia só mostra o interesse da Nintendo em continuar como a única dona da Monolith.
Fonte: VGC