Netflix está investindo em IA generativa para jogos
A Netflix está investindo em inteligência artificial (IA) generativa para acelerar o desenvolvimento de jogos. A estratégia coincide com recentes cortes de funcionários e o fechamento de estúdios. Entre os mais recentes está a divisão conhecida como Time Blue, que se especializava na criação de experiências Triple A.
Essa movimentação reforça um movimento iniciado pela Netflix recentemente. Além disso, aponta para uma possível transição estratégica na divisão de games da empresa, com foco na utilização de IA para impulsionar a inovação e criar experiências de jogo diferenciadas.
Foto: Divulgação/Netflix
Mike Verdu, vice-presidente de IA generativa para jogos da Netflix, comunicou a decisão. Ele usou o LinkedIn para revelar seu novo cargo disse acreditar que a inteligência artificial permitirá que os desenvolvedores de jogos avancem de forma mais rápida e ofereçam experiências inovadoras aos jogadores.
Estamos em um momento de potencial aparentemente ilimitado e ritmo acelerado de inovação, similar ao dos anos 90, quando novos lançamentos redefiniram o mercado de games
Leia mais
A Netflix renovou Tomb Raider: A Lenda de Lara Croft para a segunda temporada
Netflix fecha estúdio Triplo A liderado por ex-chefe criativo de Halo
Netflix adaptaria Overwatch, Diablo e Starcraft, mas contrato foi cancelado
Netflix não detalhou uso de IA em jogos
A IA generativa vem sendo aplicada em diversas áreas da indústria de jogos. Dessa forma, possibilita a criação de arte conceitual, vozes, diálogos e outras funcionalidades. No entanto, a qualidade desse tipo de tecnologia ainda é um ponto de debate. Dessa forma, o impacto e a eficácia da IA no desenvolvimento de jogos ainda são incertezas no setor.
Apesar dos cortes e mudanças, Verdu assegura que a transição no setor de games da Netflix estava planejada. Ele enfatiza que a IA não substituirá o trabalho criativo humano, mas será um recurso para acelerar o desenvolvimento e potencializar a capacidade dos desenvolvedores, tanto em grandes equipes quanto em equipes menores.
Foto: Divulgação/Netflix
“Minha visão para a IA é centrada no criador, onde a tecnologia serve como catalisador e acelerador para facilitar a criação”, declarou Verdu.
A Netflix ainda não revelou totalmente os detalhes sobre a aplicação da IA generativa na divisão de jogos. Entretanto, a plataforma considera o investimento na tecnologia como uma resposta à crescente demanda por inovação e agilidade no setor de jogos.
Fonte: WCCF Tech