DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

NASA quer drone do tamanho de um carro para explorar marte: conheça o Nighthawk

Após 72 voos bem-sucedidos do drone Ingenuity em Marte, a NASA deseja aumentar o nível de exploração do planeta vermelho. A agência espacial americana quer utilizar um drone do tamanho de um carro SUV para explorar túneis profundos e interconectados na atmosfera de Marte: o nome deste ‘helicóptero’ será Nighthawk.

O “Falcão Noturno” (tradução livre para ‘Nighthawk’) deve ter seis rotores, cada qual com seis lâminas/hélices, a fim de explorar o terreno marciano de maneira mais rápida e eficiente. A proposta do Nighthawk foi apresentada em um par de artigos na Conferência de Ciência Lunar e Planetária em Woodlands, Texas (EUA).

Para quem tem pressa:

  • A NASA apresentou um plano para criar um drone do tamanho de um carro para explorar Marte;
  • O objetivo seria vasculhar a atmosfera por sinais de vida, estudar o solo, explorar e estudar novos lugares, e muito mais;
  • A proposta, por enquanto, está só no papel e não tem data para começar oficialmente.

A proposta atual para reformular a arquitetura de um drone pode ser útil para explorar a região “Noctis Labyrinthus Oriental”: um local cheio de vales estreitos e íngremes. A região possui túneis interconectados, campos cheios de dunas e com fluxos de lava.

ingenuity
Drone Ingenuity que deve ser substituído, futuramente, pelo Nighthawk (Imagem: NASA/JPL-Caltech/ASU/MSSS)

Com a nova arquitetura, o objetivo é que o Nighthawk possa voar numa altitude superior a 1.500 metros, o que permitiria uma exploração mais eficiente do território marciano. Além disso, diferente do drone Ingenuity, o Nighthawk não precisaria de um veículo terrestre (rover) para funcionar.

Leia mais:

Uma vez em funcionamento, esse ‘Falcão Noturno’ varreria o terreno marciano à procura de qualquer sinal de vida, contribuiria para a evolução dos estudos sobre a água em Marte, estudaria e acompanharia a formação de vulcões, e procuraria por lugares que futuramente pudessem contribuir para o pouso de uma viagem tripulada.

O Nighthawk também seria equipado com uma série de instrumentos científicos, como: um sistema de câmeras coloridas para fotos e mapeamento geológico, detector de nêutrons, um espectrômetro, e mais.

Por enquanto, tudo ainda está no papel: não há uma certeza de quando o plano entrará em vigor para desenvolver o Falcão, a equipe responsável por toda a missão, e seu envio à Marte.

O post NASA quer drone do tamanho de um carro para explorar marte: conheça o Nighthawk apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box