DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

“Não é o momento das criptomoedas”, diz diretor da PREVIC

Encontro público da PREVIC pavimentou entendimento contra uso das criptomoedas por fundos privados no Brasil

No encontro público da PREVIC nos últimos dias, o diretor de normas Alcinei Rodrigues disse que, em sua visão, ainda não é o momento das criptomoedas.

De acordo com ele, o mercado cripto precisa amadurecer para se tornar viável e mais seguro.

Avaliamos que ainda não é o momento de incorporarmos os criptoativos. Tem que amadurecer, ganhar musculatura, e no futuro, eventualmente, poderão ser incorporados,” disse Alcinei.

A fala pública ocorreu em um evento para explicar alterações do Conselho Monetário Nacional (CMN) na Resolução 4994/2022, por meio da Resolução CMN 5202, de 27/3/2025, que foi o tema da transmissão realizada pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), dia primeiro de abril.

Apesar de afastar criptomoedas neste momento, diretor defende ampliação do cardápio para investimentos por fundos

O momento do Bitcoin no mundo passa por um grande debate como seu potencial como reserva de valor. Até a maior potência mundial, os EUA debatem a sua Reserva Soberana de Bitcoin.

Por lá, empresas já podem comprar bitcoin como estratégia de tesouro, tendo a MicroStrategy como principal do mercado. Contudo, no Brasil, para fundos de investimentos regulados pela PREVIC, o tema das criptomoedas ainda não chegou.

Contudo, o diretor de normas Alcinei Rodrigues defendeu que, mesmo com a negativa para criptomoedas e bitcoin, os fundos ganham a opção de investir em mais ativos com a nova resolução.

Nós não estamos indicando investimento em nenhuma classe de ativos. Queremos garantir a ampliação do cardápio para as entidades fazerem uma carteira ótima, que relacione risco-retorno de forma ponderada. Cada um tem de olhar as características dos seus passivos, mas também do seu corpo técnico, da sua capacidade, isso tudo é importante,disse Rodrigues.

Investimentos vetados

Neste mesmo evento, o coordenador de normas da PREVIC, Claudemiro Correia, também argumentou a nova regra aprovada pelo CMN em relação às criptomoedas.

De acordo com ele, o entendimento atual envolve o fato de que “Investimentos em criptomoedas está vedado direta e indiretamente”, como noticiado pelo Livecoins.

Mesmo assim, ele declarou que este entendimento sobre o assunto é o atual. Ou seja, no futuro o Conselho Monetário Nacional pode mudar seu entendimento e liberar investimentos em criptomoedas.

Vale o destaque que tramita na Câmara dos Deputados no Congresso Nacional um projeto de lei para que o Brasil tenha a sua própria Reserva Soberana de Bitcoin. Ou seja, enquanto o país se move para a nova realidade, empresas brasileiras ainda não podem fazer o mesmo movimento.

Fonte: “Não é o momento das criptomoedas”, diz diretor da PREVIC

Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Facebook Comments Box