EconomyFeaturedNewsTop Stories

Mounjaro e Ozempic, qual a diferença?

A lista de opções para pessoas que buscam tratamento para o diabetes tipo 2 tem aumentado, ano após ano. Entre as opções mais modernas no mercado, estão: o Mounjaro (Tirzepatida) e o Ozempic (Semaglutida). Pensados originalmente para diabéticos, as formulações também demonstraram ajudar pacientes com obesidade ou sobrepeso na perda de peso. Ambos têm semelhanças e diferenças que precisam ser avaliadas. 

Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Difícil emagrecer? Efeito sanfona pode ter a ver com memória celular 5 aplicativos que ajudam a controlar as calorias e a perda de peso

Antes de qualquer coisa, tanto o Mounjaro quanto o Ozempic somente podem ser usados com prescrição médica. Outra semelhança é que os dois medicamentos são injetáveis e devem ser administrados semanalmente através de “canetas”. Na contramão, os mecanismos de ação são diferentes, por exemplo.

O que é Mounjaro?

Desenvolvido pela farmacêutica norte-americana Eli Lilly, o Mounjaro tem como princípio ativo a tirzepatida. No corpo, a fórmula age como um agonista dual (substâncias capazes de se ligar) de GIP (peptídeo inibidor gástrico) e de GLP-1 (peptídeo semelhante ao glucagon). Em outras palavras, a medicação imita a ação desses dois hormônios.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Princípio ativo do Mounjaro, a tirzepatida ajuda na perda de peso e no controle do diabetes tipo 2 (Imagem: Lilly/Divulgação)

No organismo, o GLP-1 estimula a liberação de insulina e reduz o apetite e a velocidade do esvaziamento gástrico. Já o GIP potencializa ainda mais a ação e a liberação da insulina. Juntos, promovem o melhor controle glicêmico (nível de açúcar no sangue) e a perda de peso corporal.

Vale observar que, conforme indicação da bula, o Mounjaro deve ser prescrito apenas para o tratamento do diabetes tipo 2. Quem busca o emagrecimento deve usar Zepbound. Os dois remédios têm o mesmo princípio ativo, o que muda é concentração.

O que é Ozempic?

No caso do Ozempic, a indústria farmacêutica responsável é a dinamarquesa Novo Nordisk, que bateu recorde de lucratividade no ano passado. Aqui, o único princípio ativo é o GLP-1, que ajuda a regular a produção de insulina no organismo. 

Ozempic e Mounjaro geram efeitos semelhantes, mas têm diferenças (Imagem: Chemist4U/CC-BY-S.A-2.0)

Do mesmo modo que ocorre com o Mounjaro, o Ozempic é “exclusivo” para pacientes com diabetes tipo 2. No caso da perda de peso, a indicação oficial é o Wegovy. Apesar desta distinção, com a prescrição adequada, pode ocorrer o uso off label (fora da bula).

Qual a diferença entre Mounjaro e Ozempic?

Através de estudos comparativos, os pesquisadores têm observado que o Mounjaro apresenta eficácia ligeiramente superior ao do Ozempic tanto na perda de peso quanto no controle glicêmico. Este é o caso de um estudo publicado recentemente na revista The New England Journal of Medicine. Apesar disso, na experiência clínica, há relatos de um maior risco de efeitos adversos com o Mounjaro devido à potência extra.

Ambos os remédios apresentam possíveis efeitos colaterais, sendo que a maioria deles está conectada ao sistema digestório. Entre os mais comuns, estão: náusea, vômito e constipação (dificuldade de ir ao banheiro).

Existe melhor opção?

Embora o uso entre os dois remédios para o diabetes tipo 2 e para a perda de peso sejam semelhantes, a escolha da melhor opção sempre deve ser feita pelo médico responsável por acompanhar o caso do paciente, entendendo as suas necessidades individuais. 

“É essencial que a escolha do medicamento seja feita em conjunto com um profissional de saúde, que possa avaliar o histórico do paciente e recomendar a melhor opção com base em evidências científicas e na individualidade de cada caso”, destaca o médico nutrólogo Ronan Araujo, especialista em emagrecimento, em nota.

Além da medicação e do acompanhamento, os resultados dependem de mudanças no estilo de vida, o que envolve dieta e exercício físico praticado com regularidade.

Leia mais:

Como vai o intestino? O que a frequência de idas ao banheiro diz sobre sua saúde Cientistas desenvolvem remédio contra asma após 50 anos sem novidades Cafeína parece ter efeito inibidor de dopamina; entenda o que acontece

VÍDEO: Conheça 3 apps sobre alimentação saudável

 

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box