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Monster Hunter Wilds tem resolução chegando a 720p no PS5 e Xbox Series X

Os primeiros testes técnicos de Monster Hunter Wilds mostram que o desempenho do jogo nos consoles da nova geração apresenta desafios, com quedas de resolução e problemas na taxa de quadros, especialmente no Xbox Series S.

A Digital Foundry analisou as versões de PlayStation 5 e Xbox Series X, destacando três modos gráficos:

Modo Performance: Focado em 60 FPS, mas com resolução dinâmica variando entre 720p e 1080p, o que compromete a qualidade da imagem. Além disso, o jogo utiliza AMD FSR 1 para upscaling, sem suporte a técnicas de reconstrução temporal, resultando em uma imagem menos nítida.

Modo Balanceado: Tem como objetivo 40 FPS em telas de 120 Hz, com resolução interna média de 1224p.

Modo Resolução: Alcança 30 FPS, rodando em uma resolução média de 1656p, sendo o modo com melhor qualidade de imagem.

Apesar da promessa de 60 FPS no Modo Performance, o jogo apresenta pequenas quedas frequentes de taxa de quadros, que só são minimizadas em monitores com VRR.

Imagem: Digital Foundry/Reprodução

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Já os modos Balanceado e Resolução mantêm melhor estabilidade em 40 FPS e 30 FPS, respectivamente, mas ainda sofrem pequenas oscilações.

Xbox Series S tem a pior performance

O Xbox Series S enfrenta ainda mais dificuldades. O jogo roda em um único modo de 30 FPS, mas a qualidade visual foi reduzida significativamente:

Imagem: Digital Foundry/Reprodução

Remoção completa de reflexos em screen space.

Texturas com resolução mais baixa.

Resolução inferior a 1080p na maioria das cenas.

Quedas frequentes abaixo de 30 FPS, prejudicando a jogabilidade.

Mesmo com essas limitações, o desempenho não é estável, com taxa de quadros variando para 25 FPS em momentos mais intensos. O desbloqueio de FPS também não traz benefícios perceptíveis, mantendo a experiência inconsistente.

Problemas de iluminação e imagem

Outro ponto destacado na análise foi o tratamento de iluminação e contraste. O jogo apresenta níveis de brilho comprimidos, resultando em uma aparência mais “acinzentada” do que o esperado.

Além disso, a ausência de técnicas como Ray Tracing Global Illumination (RTGI), presente em outros jogos recentes da Capcom, faz com que certos ambientes pareçam menos realistas.

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A renderização de personagens e monstros, no entanto, se mantém fiel ao padrão da série, com boas animações e detalhes visuais bem trabalhados. A qualidade geral do jogo é um avanço em relação a títulos anteriores, mas a falta de um sistema de upscaling moderno prejudica a nitidez da imagem.

Com Monster Hunter Wilds programado para ser lançado ainda este ano, a Capcom poderá otimizar o desempenho por meio de atualizações.

No entanto, os testes iniciais mostram que a experiência nos consoles não é uniforme e pode exigir ajustes dependendo do modo gráfico escolhido.

Para quem prioriza imagem mais nítida, o Modo Resolução parece ser a melhor opção, enquanto o Modo Performance ainda apresenta desafios para alcançar 60 FPS estáveis.

No Xbox Series S, a experiência é a mais comprometida, tornando a escolha da plataforma um fator importante para jogadores que buscam o melhor desempenho possível.

Como sempre, vale à pena assistir ao vídeo completo de análise da Digital Foundry, inclusive na maior e melhor tela que você estiver disponível.

Fonte: Digital Foundry.

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