Mod “Ultra Plus” de STALKER 2 leva gráficos ao limite; com impacto controlado no desempenho
STALKER 2: Heart of Chornobyl ganhou um novo mod gráfico que expande os limites visuais da Unreal Engine 5, mas sem comprometer drasticamente o desempenho. O Ultra Plus Graphics Mod, criado por SammiLucia e Lazorr, oferece uma reformulação profunda nos aspectos visuais do jogo, com melhorias notáveis em iluminação, sombras, reflexos e distância de renderização.
A modificação, disponível na versão 4.2.1, vem sendo demonstrada em comparações lado a lado, como a publicada pelo canal MxBenchmarkPC no YouTube.
Dentre os destaques do mod estão o aumento na distância de iluminação indireta do Lumen GI, melhorias na oclusão de ambiente em vegetação, qualidade superior de sombras e reflexos, além de uma distância de LOD (nível de detalhe) maior para geometrias e vegetação.
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A versão mais recente substitui métodos antigos de modificação por intervenções diretas nos volumes de pós-processamento do jogo, o que torna possível obter uma iluminação mais difusa e realista, algo que não pode ser feito apenas com ajustes no arquivo engine.ini.

Três modos de configuração de iluminação
Se você decidir instalar a modificação, pode configurar os gráficos emm um desses três patamares:
- standard: mantém o visual base com aprimoramentos gerais;
- standard_fix_foliage: corrige cores e difusão de luz na vegetação;
- advanced: altera o cálculo da luz difusa, oferecendo melhor comportamento com múltiplas fontes de iluminação.
Também há várias opções de qualidade de iluminação, variando de low a epic_alt2, esta última oferecendo a resolução mais alta possível em iluminação, mas isso exige maior capacidade de VRAM.
Opções de oclusão e compatibilidade com DLSS
O Ultra Plus permite ao jogador escolher entre três métodos de oclusão de ambiente:
- Lumen, com maior fidelidade mas mais ruído visual;
- SSAO, tradicional e com aparência menos realista;
- GTAO, que busca um equilíbrio mais próximo do Lumen, mas com menor ruído.
Quem utiliza DLSS (especialmente as versões 3 ou 4) deve seguir recomendações específicas. É sugerido desabilitar o DLSSAutoExposure ao usar DLSS4, já que essa configuração pode causar artefatos visuais, como manchas escuras quando a lanterna está ativada.

Além disso, usar de ferramentas como o DLSS Tweaks, que permite ajustar manualmente a resolução interna, também é indicado para corrigir artefatos de renderização em resoluções ímpares.
Desempenho sólido em placas de última geração
Mesmo com todas as modificações gráficas ativadas, o mod consegue manter a taxa de quadros em patamares jogáveis em placas de vídeo potentes.
Em testes realizados com uma RTX 5080, o jogo rodou entre 50 e 60 quadros por segundo em 4K com DLSS em modo Qualidade, sem necessidade de utilizar o recurso de Frame Generation.

Recomendações de uso
A recomendação para a maioria dos usuários é utilizar o modo standard_fix_foliage com qualidade de iluminação standard ou high, optando por Lumen AO quando possível.
Caso haja ruído excessivo, GTAO ou SSAO podem ser alternativas mais estáveis. Para usuários que buscam o melhor visual, os modos advanced e epic_alt2 representam o ápice da fidelidade gráfica, ainda que nem sempre tragam ganhos visuais consistentes em todas as áreas do jogo.
Outras opções ajustáveis no mod incluem:
- BetterReflectionSDFs, que melhora os reflexos ao custo de maior uso de memória;
- CustomAutoExposure, que estabiliza o brilho da imagem;
- MotionBlur reformulado para atuar como suavização de quadros;
- Bloom com intensidade ajustada nos próprios arquivos do jogo, permitindo uso em níveis altos sem superexposição;
- Vegetation draw distance aumentada para reduzir pop-in com impacto mínimo no desempenho.
A versão 4.2.1 da modificação também introduz correções pontuais, como sombras mais precisas em malhas específicas (ex. fardos de feno e teias de aranha), melhorias na detecção de cutscenes e menus.
A versão também traz ajustes em recursos como reflexos de subsuperfície, iluminação de pele, desfoque de movimento e coleta de lixo de memória, esta última é útil para mitigar erros de falta de RAM em longas sessões de jogo.
O mod pode ser baixado pelo Nexus Mods nessa página aqui.
Fonte: Nexus Mods e MxBenchmarkPC.