Microsoft testa nova ferramenta de recuperação rápida do Windows 11
A Microsoft confirmou recentemente que os participantes do Programa Windows Insider no canal Beta já podem testar o novo recurso de recuperação rápida do Windows 11.
Este recurso foi anunciado originalmente por Satya Nadella, CEO da Microsoft, durante a edição de 2024 da conferência Microsoft Ignite como parte da chamada Iniciativa de Resiliência do Windows e visa ajudar usuários do Windows 11 com problemas de inicialização do sistema.
Ferramenta está disponível atualmente para os participantes do Programa Windows Insider no canal Beta
Geralmente, quando o usuário encontra problemas no Windows 11 que afetam a inicialização, necessário fazer uso do ambiente de recuperação (WinRE) para tentar solucioná-los – o que nem sempre é algo rápido e pode acabar afetando negativamente a produtividade.
Com nova ferramenta de recuperação rápida do Windows 11, a Microsoft pode implementar correções rapidamente para problemas que afetam a inicialização muitos dispositivos através do WinRE.
Mais informações sobre a ferramenta de recuperação rápida do Windows 11
A nova ferramenta está disponível atualmente somente na versão de testes mais recente do Windows 11 24H2 disponível para os participantes do Programa Windows Insider no canal Beta.
A Microsoft diz que ela será habilitada por padrão em PCs com Windows 11 Home. No caso dos PCs com Windows 11 Pro e Enterprise, este recurso poderá ser habilitado por administradores e profissionais de TI, que terão maior controle sobre ele.
A versão de testes inicial da nova ferramenta de recuperação rápida do Windows 11 oferece as seguintes opções para administradores e profissionais de TI:
Ativar/desativar
Os administradores podem habilitar ou desabilitar a recuperação rápida do computador usando RemoteRemedation CSP ou diretamente no PC via prompt de comando.
Experiência de pré-configuração
Os administradores podem preencher previamente as credenciais de rede para garantir a entrega de correções automáticas e podem configurar o intervalo de verificação de correções, com a recomendação padrão sendo a cada 30 minutos, e o tempo limite para reinicialização do PC.
Simulação
Os administradores poderão simular o processo de recuperação rápida do Windows 11 usando o modo de teste para garantir uma melhor experiência.
- Microsoft removerá brecha para forçar usuários a criar conta para instalar o Windows 11
- Update KB5053656 do Windows 11 24H2 melhora pesquisa em Copilot+ PCs
- Windows 11 vai passar a dizer quando seu PC pode precisar de um upgrade
Como a ferramenta deve funcionar
De acordo com a Microsoft, a nova ferramenta de recuperação rápida do Windows 11 deve funcionar da seguinte forma quando um problema for detectado:
- O PC com Windows 11 24H2 entra no ambiente de recuperação quando uma falha que afeta a inicialização do sistema é detectada.
- Se o PC estiver conectado via Wi-Fi ou Ethernet, ele se comunicará com os servidores de recuperação da Microsoft.

- A Microsoft analisará os dados relacionados à falha para detectar as causas e se for confirmado que o problema afeta múltiplos dispositivos, uma equipe interna desenvolverá, validará e preparará a solução necessária.
- Nesta versão inicial da ferramenta, a solução será disponibilizada através do Windows Update de acordo com as políticas de atualização configuradas no PC.
Os participantes do Programa Windows Insider no canal Beta já podem testar a ferramenta após baixar a versão mais recente do sistema operacional.
Fonte: Microsoft