Microsoft revela DirectX Raytracing 1.2 e promete ‘melhorias de desempenho inovadoras’
A Microsoft revelou o DirectX Raytracing 1.2 (DXR), trazendo avanços revolucionários em desempenho no raytracing, tecnologia introduzida pela GeForce RTX 20. O anúncio foi feito durante a GDC 2025, que se encerra hoje.
Essa atualização promete melhorias em eficiência, preparando o terreno para o futuro dos gráficos em jogos e aplicações avançadas agora que as empresas estão apresentando suas tecnologias com IA.
Tanto a NVIDIA, com sua série 50 Blackwell e o DLSS 4, quanto a AMD com a arquitetura RDNA 4, estão integrando recursos de IA em suas GPUs. E a tendência está ganhando força no mercado.
Notícias Relacionadas:
- Xbox Adaptive Joystick faz sua estreia na loja da Microsoft
- Update do Windows 11 facilita digitação pelo controle do Xbox
- Windows 11 vai passar a dizer quando seu PC pode precisar de um upgrade
Novidades do DXR 1.2

Começando com o DXR 1.2 (DirectX Raytracing), a Microsoft está introduzindo duas novas tecnologias que incluem OMM (Opacity Micromaps) e SER (Shader Execution Reordering), que ajudarão a fornecer aumentos de desempenho.
O OMM (Opacity Micromaps) otimiza significativamente a geometria testada em alfa, proporcionando até 2,3x de melhoria de desempenho em jogos com path tracing. Ao gerenciar dados de opacidade de forma eficiente, o OMM reduz os shader e melhora a eficiência de renderização sem comprometer a qualidade visual.
A outra novidade é o Shader Execution Reordering (SER), que oferece uma velocidade de renderização até 2 vezes maior. Ele agrupa de forma inteligente a execução de shaders para melhorar a eficiência da GPU, reduzindo a divergência e aumentando as taxas de quadros.

O DXR 1.2 visa entregar até 40% de melhorias no desempenho durante cenas complexas, conforme demonstrado no Alan Wake 2, que foi exibido na GDC com a mais recente tecnologia. Ao mesmo tempo, ele oferece visuais raytraced substancialmente detalhados.
Conforme a Microsoft, a NVIDIA já adotou os recursos em GPUs GeForce RTX e a empresa está trabalhando com a AMD, a Intel e a Qualcomm para uma adoção mais ampla.
Outras Novidades

A Microsoft também está introduzindo suporte para vetores cooperativos, um novo recurso de programação que chegará ao Shader Model 6.9. Com vetores cooperativos, os desenvolvedores podem aproveitar novos mecanismos de aceleração de hardware para operações de vetor e matriz, permitindo que integrem técnicas de renderização neural diretamente no pipeline gráfico.
Todos os principais fornecedores de hardware, incluindo NVIDIA, AMD e Intel, estão trabalhando com Vetores Cooperativos e Renderização Neural.
O Neural Block Texture Compression é uma nova técnica gráfica que reduz drasticamente o uso de memória, mantendo a fidelidade visual. Conforme as informações da Microsoft, a Intel conseguiu alavancar vetores cooperativos para alimentar modelos avançados de compressão neural vendo uma aceleração de 10x no desempenho de inferência.
Além disso, com o path-tracing em tempo real pode ser aprimorado por superamostragem neural e redução de ruído, combinando duas das inovações gráficas mais avançadas para fornecer visuais realistas em níveis práticos de desempenho.
A NVIDIA revelou que seu Neural Shading SDK oferecerá suporte ao DirectX e utilizará vetores cooperativos, fornecendo aos desenvolvedores ferramentas para integrar facilmente técnicas de renderização neural, melhorando significativamente o realismo visual sem sacrificar o desempenho.
Abaixo, uma demonstração oferecida pela NVIDIA mostrando o uso de renderização neural:
Atualizações
A Microsoft também fornecerá atualizações para o Windows WARP (Advanced Rasterization Platform). O WARP, um renderizador de software baseado em CPU para DirectX e obterá recursos aprimorados e atualizações de desempenho.
O renderizador é executado somente na CPU e não requer GPU, o que o torna perfeito para sistemas sem GPUs compatíveis para diagnósticos. O WARP agora será totalmente compatível com o DX12 Ultimate e terá suporte para todos os recursos mais recentes, como raytracing, shaders de malha e gráficos de trabalho.
Além disso, a Microsoft também terá suporte desde o primeiro dia para DirectX Raytracing 1.2 (DXR) dentro de seu depurador DirectX e perfil conhecido como PIX, no Windows. As três tecnologias estarão disponíveis no Agility SDK de pré-visualização que chega no final de abril de 2025.
Fonte: Microsoft.