Microsoft quer experiência do Xbox nos portáteis
A Valve acaba de liberar o uso do SteamOS para outros PCs portáteis que não sejam o Steam Deck. E após Phil Spencer já ter dado dicas de que um portátil da empresa está por vir, a Microsoft também comenta sobre melhorar a experiência neste tipo de dispositivo.
Microsoft quer experiência de consoles em portáteis
Em entrevista concedida ao The Verge, Jason Ronald, vice-presidente da próxima geração na Microsoft Gaming, explicou que a empresa está há bastante tempo investido nos consoles e, ao fazer diversas parcerias com a indústria, eles querem trazer as inovações deste meio para os portáteis.
Para deixar um pouco mais claro com o que quis dizer de inovações, Jason Ronald explicou:
Passamos os últimos 20 anos construindo um sistema operacional de classe mundial, mas ele está realmente preso ao console. O que estamos fazendo é realmente focados em como levar essas experiências para jogadores e desenvolvedores para o ecossistema mais amplo do Windows.
Windows já marca presença em portáteis
Algo importante a ser lembrado é que o Windows já vai pré-instalado na grande maioria dos PCs portáteis atuais, mas ele não chega a ser tão otimizado quanto o SteamOS. Assim, muitas empresas desenvolvem ferramentas próprias para facilitar tarefas que vão desde abrir jogos até mudar configurações de performance.
Para endereçar ao menos parte destes problemas, Jason explica que a Microsoft quer simplificar a experiência nos portáteis para deixá-la o mais próximo possível dos consoles. Inclusive, um dos objetivos seria deixar o jogador pronto para iniciar os jogos de sua biblioteca sem ter o mesmo trabalho de hoje.
Sem previsões mais específicas, Jason Ronald explica que esse trabalho ainda é uma jornada e que todos verão muitos investimentos nela, sendo que a empresa deverá compartilhar mais novidades ainda em 2025.
Via: Eurogamer