EconomyFeaturedNewsTop Stories

Microsoft planeja investir US$ 80 bilhões em IA em 2025

Brad Smith, presidente da Microsoft, anunciou que a empresa deve investir US$ 80 bilhões durante o ano fiscal de 2025 para expandir suas capacidades de datacenters de IA. O anuncio foi feito numa publicação no blog da empresa. A Microsoft vê a inteligência artificial como a próxima revolução industrial e quer participar dela.

E, embora os analistas certamente estivessem cientes das ambições da gigante do software em relação à IA, poucos, se algum, esperavam que a empresa apostasse tanto dinheiro em uma tecnologia que ainda precisa provar a lucratividade.

Notícias Relacionadas:

Novo teclado ergonômico da Incase é projetado pela Microsoft e acompanha tecla Copilot

Halo tem mais de 25 anos de conteúdo vazado, incluindo demo pro Mac

Microsoft testa tradução ao vivo em Copilot Plus PCs com Intel e AMD

A Open AI, por exemplo, ainda não conseguiu formalizar um modelo de negócio sustentável, apesar da fama do ChatGPT.

Brad Smith também destacou na publicação que “mais da metade desse investimento total será nos Estados Unidos, refletindo nosso compromisso com este país e nossa confiança na economia americana.”

Após adquirir quase 500.000 GPUs NVIDIA Hopper para IA em 2024, ninguém duvidava da seriedade da empresa, mas o anúncio ainda surpreendeu.

Posicionamento

Imagem: PeakPx.

O movimento da Microsoft solidifica sua posição de querer a liderança em IA, o que está intimamente ligado à sua parceria exclusiva com a OpenAI, que deverá se beneficiar desse grande investimento.

Analistas e rivais como Google, Meta e xAI provavelmente nunca esperaram que a Microsoft investisse uma quantia tão significativa em IA. E, ainda que a Microsoft tenha divulgado que o investimento cobrirá datacenters, não foi revelado se isso também inclui infraestrutura de energia para os datacenters.

Rumores sugerem que a Microsoft é um dos principais clientes da Nvidia para a plataforma Blackwell e está disposta a investir em infraestrutura de datacenter envolvendo gabinetes de 120 kW a 140 kW. Redesenhar datacenters para acomodar essa infraestrutura é caro, mas a Microsoft parece bem preparada em termos de disposição para gastar.

A empresa prevê incluir tanto pequenas quanto grandes usinas nucleares capazes de alimentar pequenas cidades. E, como se trata de despesas de capital, com planos de operar instalações de energia nuclear até 2028, o orçamento também pode incluir gastos nessas plantas.

Próxima Revolução

Imagem: PeakPX.

Brad Smith enxerga a IA como a próxima grande Revolução Tecnológica, comparando à invenção da máquina a vapor, que levou o Reino Unido ao auge da economia global, e à adoção generalizada da eletricidade nos Estados Unidos, que eventualmente estabeleceu a América como a principal economia do mundo.

Conforme as indústrias se tornam mais complexas e interconectadas, a IA está se tornando uma tecnologia crucial em muitos setores da economia. Por isso, o domínio dessa tecnologia será fundamental para impulsionar uma nação.

“Hoje, os Estados Unidos lideram a corrida global de IA graças ao investimento de capital privado e inovações por empresas americanas de todos os tamanhos, desde startups dinâmicas até empresas bem estabelecidas”.

Conforme ele relata, “na Microsoft, vimos isso em primeira mão por meio de nossa parceria com a OpenAI, de empresas emergentes como Anthropic e xAI, e de nossas próprias plataformas e aplicações de software habilitadas para IA.”

Fonte: Microsoft.

Facebook Comments Box