Microsoft é alvo de grande investigação antitruste pela FTC
A Microsoft vai ter que enfrentar uma grande investigação antitruste pela FTC, algo que não acontecia há quase 25 anos para a empresa. O principal foco do órgão regulatório do comércio nos EUA está nos produtos em nuvem oferecidos pela empresa. Grande parte do que motivou a investigação são serviços de segurança da Microsoft.
Segundo informações do The Verge, a FTC mandou um documento com centenas de páginas com questionamentos para a dona do Windows. O órgão regulatório teria coletado informações ao longo de um ano, fazendo entrevistas informais com alguns competidores e parceiros da Microsoft.
Divulgação/Microsoft
A preocupação com uma possível formação de truste vem, principalmente, de práticas recentes da companhia em fazer bundles com seus softwares de produtividade e segurança pela nuvem Azure. Assim, incidentes recentes com falhas na segurança da Microsoft teriam sido um incentivo para a FTC agir. Ainda mais levando-se em consideração que a empresa é uma das principais fornecedoras de software de segurança para o governo dos EUA.
Tanto FTC como Microsoft se recusaram a comentar sobre o caso. Dessa maneira, não foi divulgado ainda o prazo que a empresa tem para responder aos questionamentos da autoridade norte-americana, nem quais são os próximos passos sendo considerados.
Investigação da FTC ainda não é um processo contra a Microsoft
As informações obtidas pelo The Verge falam de uma enorme investigação, mas isso não quer dizer ainda um processo contra a Microsoft na justiça. Isso vai acontecer somente se a FTC ficar descontente com o que descobrir em seus questionamentos para a empresa. Nesse caso, a dona do Windows vai se ver numa situação parecida com o que enfrentou há quase 25 anos.
Fonte: Microsoft
Em 2001, o Departamento de Justiça (DOJ) dos Estados Unidos moveu uma ação contra a Microsoft, acusando a empresa de monopolizar ilegalmente o mercado de navegadores por causa do bundle do Internet Explorer com o Windows. O argumento principal estava nas dificuldades e restrições em desinstalar o navegador e substituí-lo por outro, como o Netscape, por exemplo.
Notícias relacionadas:
“Compre um novo PC com Windows 11”, sugerem anúncios em tela cheia no Windows 10
Centenas de membros da Bethesda fazem greve contra a Microsoft
Microsoft tem falhas na plataforma Azure dias depois de problema com CrowdStrike
Voltando aos tempos atuais, a Microsoft se torna a quinta Big Tech a sofrer uma grande investigação antitruste pela FTC nos anos mais recentes. Amazon, Apple, Meta e Google também enfrentam situações semelhantes.