Microsoft DirectX terá suporte a renderização neural para gráficos por IA
A Microsoft está avançando sua API DirectX para suportar a renderização neural, sinalizando uma mudança transformadora na renderização gráfica ao incorporar IA e aprendizado de máquina. A novidade foi destacada em uma publicação no blog oficial.
O objetivo da tecnologia é melhorar a qualidade visual e a eficiência em jogos e outras aplicações intensivas em gráficos. A renderização neural utiliza modelos de aprendizado de máquina para gerar ou aprimorar elementos visuais, como texturas, iluminação e upscaling de imagem.
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Imagem: Peakpx.
Delegar tarefas complexas de renderização para a IA deve melhorar tanto o desempenho quanto a fidelidade visual, reduzindo a carga computacional nos pipelines de renderização tradicionais.
Tecnologias como DLSS da Nvidia e FSR da AMD já demonstraram o potencial da renderização aprimorada por IA. A iniciativa da Microsoft busca fornecer uma estrutura padronizada e aberta para tais capacidades dentro da amplamente usada API DirectX.
Vale destacar que a iniciativa não é o único passo que a Microsoft dá em direção ao avanço das IAs. Em 2025, a empresa planeja investir US$ 80 bilhões em IA.
Direct X
Créditos: Peakpx.
Um recurso chave da próxima atualização do DirectX é o Suporte a Vetores Cooperativos. Este recurso aprimorará as cargas de trabalho de IA para renderização em tempo real, otimizando operações de matriz-vetor cruciais para tarefas de IA, como treinamento, ajuste fino e inferência.
Este recurso permite que tarefas de IA sejam executadas em diferentes estágios de sombreamento, permitindo a execução eficiente de redes neurais, como em um pixel shader, sem monopolizar a GPU.
Integrar gráficos neurais em aplicações DirectX proporciona acesso ao hardware acelerador de IA em várias plataformas, capacitando desenvolvedores a criar experiências mais imersivas.
A Microsoft confirmou que os vetores cooperativos aproveitarão os Tensor Cores das novas GPUs da série RTX 50 da Nvidia para habilitar shaders neurais, aprimorar a visualização de ativos de jogos, otimizar geometria para melhor traçado de caminhos e suportar ferramentas para criar personagens de jogos fotorrealistas.
A equipe de Linguagem de Sombramento de Alto Nível (HLSL) da Microsoft está trabalhando em estreita colaboração com os principais fabricantes de GPUs, incluindo AMD, Intel, Nvidia e Qualcomm, para garantir que essas novas capacidades sejam otimizadas para uma ampla gama de arquiteturas de hardware.
Futuro das GPUs
Imagem: Divulgação.
Ao incorporar capacidades de renderização neural no DirectX, a Microsoft pode ampliar a adoção de gráficos impulsionados por IA em várias plataformas. As aplicações potenciais variam desde traçado de raios em tempo real aprimorado até escalonamento de resolução adaptativo para displays de alta definição.
Enquanto tecnologias proprietárias de renderização por IA têm sido limitadas a ecossistemas específicos, a abordagem aberta da Microsoft deve ampliar o acesso, fomentando maior inovação e competição.
Embora as atualizações ainda estejam em desenvolvimento e não tenham uma data de lançamento definida, elas destacam o papel crescente da IA na definição do futuro da tecnologia gráfica.
Na sua nova geração de GPUs com arquitetura Blackwell, a NVIDIA também integrou tecnologia IA para melhoria de gráficos. Deste modo, a Microsoft não seria a única ou necessariamente a primeira neste esforço, mas merece destaque por sua abordagem aberta.
Fonte: Microsoft.