Microsoft começa a testar buscas com IA no Windows 11
A Microsoft começou a testar um novo recurso de inteligência artificial no Windows. A antiga ferramenta de busca do sistema vai passar a usar IA para permitir que seus usuários façam suas pesquisas com linguagem mais casual. Assim, é possível descrever uma imagem, por exemplo, em vez de tentar lembrar o nome ou detalhes técnicos do arquivo.
A novidade ainda está em fase de testes e restrita a poucos usuários. Além de ser um Windows Insider, é necessário ter um Copilot+ PC impulsionado por Snapdragon. O recurso só vai chegar depois aos dispositivos com processadores Intel e AMD. Além disso, a busca por IA está limitada a arquivos do Windows nos formatos JPEG, PNG, PDF, TXT e XLS.
Fonte: Microsoft
Para possibilitar a busca com IA no Windows 11, o sistema faz uma indexação semântica dos seus arquivos. Assim como todo aspecto envolvendo inteligência artificial, isso pode causar uma preocupação a respeito de possíveis violações da privacidade dos usuários.
Fonte: Microsoft
Para evitar polêmicas como aconteceu com o Recall, a Microsoft já começou os testes da busca com IA no Windows oferecendo mais opções de privacidade aos usuários. O sistema vai indexar somente os locais escolhidos pelos usuários, e é possível também desligar a indexação para arquivos específicos nas configurações. Quem quiser pode seguir o caminho contrário e ativar para o sistema todo de uma vez.
Notícias relacionadas:
Microsoft adia controverso Recall pela terceira vez
Windows 11: como impedir a instalação de atualizações obrigatórias em PCs
Microsoft sugere que atualização do Windows 10 para 11 não será para sempre gratuita
Busca com IA no Windows ainda não está disponível em português
Como de costume, o novo recurso do Windows não está disponível em nosso idioma logo no lançamento. Para poder testar a novidade, além de ser um Insider com Copilot+ PC baseado em Snapdragon, a pessoa precisa ter o sistema configurado para um desses idiomas:
Inglês
Espanhol
Chinês
Francês
Alemão
Japonês
A novidade está disponível na build 26120.2992 (KB5050083), no Dev Channel do Insider Preview para o Windows 11. Mais informações estão disponíveis na página oficial.