EconomyFeaturedNewsTop Stories

Metapneumovírus humano: 5 perguntas e respostas sobre HPMV

Recentemente, houve um aumento no número de casos de metapneumovírus humano (HPMV) na China, a um nível que os hospitais ficaram sobrecarregados. Trata-se de um vírus respiratório comum que costuma levar a sintomas respiratórios leves, semelhantes ao resfriado comum, com recuperação após alguns dias. 

Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Vírus se agrupam e formam belas estruturas parecidas com flores Como vamos identificar a próxima pandemia?

Mas devemos nos preocupar com o metapneumovírus? Separamos todas as questões que possivelmente surgem, conforme o vírus ganha espaço na mídia por causa da situação na China.

1. O que é metapneumovírus?

O HMPV é um vírus que causa uma infecção leve do trato respiratório superior, e foi identificado pela primeira vez na Holanda em 2001. Pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, com câncer, idosos e crianças menores de dois anos são as mais vulneráveis.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Mas é importante levar em conta que esse é um dos vários patógenos que circulam pelo mundo a cada ano. É tão comum que a maioria das pessoas será infectada enquanto ainda são crianças e podem ter várias infecções ao longo da vida.

2. Como é a transmissão do HMPV?

Os vírus sobrevivem melhor no frio e são transmitidos mais facilmente de uma pessoa para outra, pois as pessoas ficam mais tempo em ambientes fechados.

Entenda tudo sobre o metapneumovírus humano (imagem: Annie Spratt/Unsplash)

Segundo o CDC, a transmissão do HMPV acontece, principalmente, pelas seguintes formas:

Secreções de tosse Secreções de espirro Contato pessoal próximo, como tocar ou apertar as mãos Tocar em objetos ou superfícies que contenham vírus e depois tocar na boca, nariz ou olhos

A circulação do HMPV normalmente começa no inverno e dura até ou durante a primavera.

3. Quais são os sintomas do HPMV?

Os sintomas do HPMV incluem tosse, febre, congestão nasal e falta de ar, conforme o relatório do CDC. Mas os sintomas clínicos da infecção por HMPV podem progredir para bronquite ou pneumonia, e são semelhantes a outros vírus que causam infecções respiratórias superiores e inferiores.

“O período de incubação estimado é de 3 a 6 dias, e a duração média da doença pode variar dependendo da gravidade, mas é semelhante a outras infecções respiratórias causadas por vírus”, diz o relatório do CDC.

4. Existe tratamento para HMPV?

De acordo com o CDC, atualmente, “não há terapia antiviral específica para tratar HMPV e nenhuma vacina para prevenir HMPV”. Sendo assim, o “tratamento médico é de suporte”. Normalmente, os medicamentos utilizados são broncodilatadores, ou seja: que relaxam e abrem as vias aéreas e ajudam a limpar o muco dos pulmões.

5. Como se prevenir do HMPV?

Por enquanto não há uma vacina para o HMPV, então as orientações do CDC para se prevenir do HMPV são:

Lave as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos (veja Mãos Limpas Salvam Vidas! do CDC ). Evite tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos não lavadas. Evite contato próximo com pessoas doentes.

Além disso, se você tiver sintomas semelhantes aos de resfriado, deve:

Cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar Lavar as mãos com frequência e corretamente (com água e sabão por pelo menos 20 segundos) Evitar compartilhar seus copos e utensílios de cozinha com outras pessoas Evitar beijar outras pessoas Ficar em casa quando estiver doente Limpar superfícies possivelmente contaminadas (como maçanetas e brinquedos compartilhados)

Pessoas com alto risco ou com sintomas complicados ou graves relacionados ao HPMV devem procurar atendimento médico o mais rápido possível e devem considerar usar uma máscara em espaços lotados ou mal ventilados.

Leia também:

Vírus sincicial respiratório: Fiocruz aponta para os riscos no outono e inverno Covid, gripe ou VSR? Testagem de vírus respiratórios dispara no Brasil

VÍDEO | POR QUE O NARIZ ENTOPE QUANDO ESTAMOS GRIPADOS?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box