EconomyNewsTop Stories

Metade dos carros elétricos do mundo são feitos na China

A China assumiu um papel fundamental no mercado dos carros elétricos. Além de ser um grande mercado consumidor, graças aos incentivos do governo, o país se destaca como o maior produtor de veículos do mundo.

Entre janeiro e setembro de 2024, a demanda global por modelos 100% elétricos foi de cerca de 7,2 milhões de unidades, um aumento de 8,9%. E este resultado só foi possível graças aos chineses, responsáveis por uma elevação de mais de 20% nas comercializações em relação ao mesmo período do ano passado.

Chinesas estão dominando a produção de carros elétricos

O aumento nas vendas permitiu que os fabricantes chineses aumentassem sua participação no mercado global de 45,8%, em 2023, para 50,6% neste ano. O principal destaque é a BYD, que registrou um crescimento de quase 12%.

Já o grupo Geely teve uma elevação de incríveis de 51%, e a SGMW (joint venture SAIC-General Motors-Wuling), de 24%. No total, estes três grupos foram responsáveis por 56% de todos os veículos elétricos vendidos pelos fabricantes de automóveis chineses.

BYD responde por parte do aumento da produção chinesa (Imagem: Cobalt S-Elinoi/Shutterstock)

Apesar disso, outras empresas do país tiveram ótimos resultados neste ano. A Changan, por exemplo, aumentou suas vendas em 31%, enquanto a NIO cresceu 36% e o grupo Chery teve uma melhora nas vendas de 66%.

Já a Leapmotors, pertencente a Stellantis, foi a nona maior fabricante chinesa, com um número de vendas que mais que dobrou, passando de 60 mil unidades entre janeiro e setembro de 2023 para 121 mil no mesmo período deste ano. E a Xiaomi, que começou a vender seu primeiro modelo, o SU7, no início de 2024, comercializou quase 70 mil veículos até setembro.

Leia mais

Saiba mais sobre o acordo que pode revolucionar fabricação de elétricos

Mais de 50% dos motoristas planejam comprar um carro elétrico até 2035, revela pesquisa

Venda de carros elétricos dispara no Brasil em poucos meses

Tesla responde pelo maior número de vendas de empresas de fora da China (Imagem: Milos Ruzicka/Shutterstock)

Tesla lidera o número de vendas não chinesas

Os fabricantes não chineses, por sua vez, totalizaram a venda de 3,55 milhões de elétricos, uma queda de 0,7%.

Desse total, a Tesla foi responsável por 1,29 milhão de unidades, mas viu seu volume cair 2,3% devido à concorrência cada vez mais agressiva na China e à queda da demanda na Europa.

O Grupo Volkswagen foi o segundo maior vendedor de elétricos fora da China, com pouco mais de meio milhão de unidades, uma queda de 4,7%.

Destaque também para a Hyundai, que vendeu 8,1% menos veículos do que no ano passado.

E do grupo BMW, que vendeu 294 mil unidades, um aumento de 19%.

O post Metade dos carros elétricos do mundo são feitos na China apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box