DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Meta e Apple tomam multa bilionária na União Europeia; entenda

A União Europeia (UE) aplicou as primeiras penalidades com base na Lei dos Mercados Digitais, criada para aumentar a concorrência no setor de tecnologia, nesta quarta-feira (23). Apple e Meta foram multadas por descumprirem regras que impedem práticas consideradas abusivas.

A Apple recebeu uma multa de 500 milhões de euros (cerca de R$ 3,2 bilhões), enquanto a Meta foi penalizada em 200 milhões de euros (R$ 1,3 bilhão).

A Lei dos Mercados Digitais (DMA, na sigla em inglês) busca impedir que grandes empresas ajam como “porteiras” do ambiente digital, impondo condições aos usuários e negócios menores.

Meta e Apple violaram lei digital ao reforçarem dependência de consumidores e usuários comerciais, diz UE

A Comissão Europeia, que representa o poder executivo do bloco, argumenta que a Apple restringiu a comunicação entre desenvolvedores e clientes sobre promoções e ofertas. Isso teria impedido usuários de conhecerem opções mais baratas fora da App Store.

apple europa
Apple teria impedido usuários de conhecerem opções mais baratas fora da App Store, segundo Comissão Europeia (Imagem: daily_creativity/Shutterstock)

A Apple também recebeu uma decisão preliminar contrária por dificultar o acesso a lojas de aplicativos concorrentes. Por outro lado, uma investigação separada foi encerrada após a empresa passar a permitir a exclusão de apps pré-instalados.

Já a Meta foi penalizada por adotar um sistema de “consentimento ou pagamento”. Nele, o usuário deve aceitar o uso de seus dados pessoais para publicidade ou pagar para acessar versões sem anúncios do Facebook e do Instagram.

  • Segundo a lei europeia, as empresas devem oferecer uma alternativa equivalente para quem não autorizar o uso de dados.
zuckerberg meta
Segundo a Comissão Europeia, Meta foi penalizada por adotar um sistema de “consentimento ou pagamento” (Imagem: Muhammad Alimaki/Shutterstock)

Apple e Meta falharam em cumprir a DMA ao implementar medidas que reforçam a dependência de usuários comerciais e consumidores em suas plataformas. Todas as empresas que operam na UE devem seguir nossas leis e respeitá-las.

Teresa Ribera, vice-presidente da Comissão Europeia, em comunicado

As empresas têm 60 dias para se adequar à decisão. Caso contrário, podem enfrentar novas penalidades.

Outros lados

A Meta afirmou que pretende recorrer. “A Comissão Europeia está tentando prejudicar empresas americanas bem-sucedidas enquanto permite que companhias chinesas e europeias operem sob padrões diferentes”, disse Joel Kaplan, executivo da empresa, segundo o New York Times.

donald trump
Ainda não se sabe como o governo de Donald Trump vai responder às multas aplicadas contra Meta e Apple na União Europeia (Imagem: Chip Somodevilla/Shutterstock)

“Não se trata apenas de uma multa; estão nos forçando a mudar nosso modelo de negócios”, acrescentou Kaplan.

Leia mais:

Já a Apple não comentou o caso. E, segundo o jornal, ainda não está claro como o governo dos EUA vai reagir à decisão. Mas a Casa Branca avisou, em fevereiro, que poderia retaliar medidas europeias se considerasse que elas miram empresas americanas de forma injusta. A ver.

O post Meta e Apple tomam multa bilionária na União Europeia; entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box