EconomyFeaturedIANewsTop Stories

Meta AI é confiável? Saiba tudo sobre IA do WhatsApp

A Meta anunciou uma expansão no uso de inteligência artificial (IA) generativa para melhorar a experiência dos usuários em seus aplicativos. Com isso, surgiu o Meta AI, que já está presente em serviços da empresa, como o WhatsApp.

Conforme indicado nos termos e condições da Meta, informações públicas dessas plataformas serão utilizadas para desenvolver e aprimorar seus modelos de IA.

Diante dessa novidade, muitos usuários se perguntam: o serviço de IA disponível nos chats do WhatsApp e Instagram é realmente seguro e confiável? Neste artigo, explicaremos como funcionam as políticas de privacidade e segurança desse serviço.

Crédito: Shutterstock

O serviço Meta AI é seguro?

Sim, o serviço Meta AI é seguro para o uso nas plataformas como WhatsApp, Instagram e Facebook. Entretanto, as conversas com a Meta AI não possuem criptografia de ponta a ponta, o que permite monitoramento interno para fins de moderação e aprimoramento do serviço. 

Embora o conteúdo das conversas seja usado para treinar a IA, ele não é associado diretamente às informações pessoais dos usuários, exceto em caso de uma requisição legal. Além disso, a Meta utiliza metadados do dispositivo, como modelo, tipo e versão do aplicativo, para refinar o desempenho da IA.

Leia mais:

Qual a diferença entre arquivar, silenciar e bloquear no WhatsApp?

10 funções secretas da Alexa que você ainda não usou

Android: como tirar notificações da tela de bloqueio

A Meta explica que a implementação de criptografia de ponta a ponta seria complexa em modelos de linguagem, pois exigiria um nível alto de autenticação e segurança.

Crédito: Shutterstock

Segurança e privacidade das informações

A Meta afirma utilizar apenas informações públicas compartilhadas em seus serviços. Publicações, fotos e legendas são os conteúdos analisados para o treinamento da IA. As mensagens privadas, como as que você envia para seus contatos e grupo estão fora desse processo. A Meta armazena as informações dos usuários em servidores seguros, com proteção de firewalls e outras ferramentas de segurança.

Com equipes dedicadas a analisar riscos e criar medidas para proteger a privacidade dos usuários, a Meta reforça seu compromisso com a segurança dos dados. A empresa também busca disponibilizar sua tecnologia de maneira ética e promover o acesso igualitário à informação, apoiando pesquisadores e desenvolvedores por meio de plataformas abertas.

Crédito: Shutterstock

Leis e Regulamentos

O Meta AI segue a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que estabelece regras sobre coleta, armazenamento e uso de dados pessoais no Brasil. Essa prática garante transparência e controle aos usuários. Além disso, o Meta AI respeita o Marco Civil da Internet, que exige práticas transparentes e assegura os direitos dos usuários quanto ao tratamento e armazenamento de dados. 

Em parceria com a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Meta AI atualiza regularmente suas políticas para alinhar-se às melhores práticas de proteção de dados no Brasil.

Tela de informações do Meta AI assim que o serviço fica disponível no app do WhatsApp / Crédito: Olhar Digital

Direito de se opor ao uso dos seus dados para treinamento da IA

Os usuários que não desejam que suas informações sejam usadas para o treinamento da IA da Meta têm o direito de se opor, preenchendo um formulário específico para cada plataforma:

Facebook: https://www.facebook.com/help/contact/6359191084165019

WhatsApp: https://www.facebook.com/help/contact/2503286619871400

Instagram: https://help.instagram.com/contact/233964459562201

Crédito: Shutterstock

Por fim, o Meta AI garante aos usuários brasileiros vários direitos em relação aos seus dados, como o acesso e controle das informações armazenadas. Em caso de inconsistências, os usuários podem solicitar a correção ou exclusão dos dados, promovendo uma gestão mais segura de suas informações pessoais.

O post Meta AI é confiável? Saiba tudo sobre IA do WhatsApp apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box