Mercado de jogos físicos continua encolhendo cada vez mais
Para a tristeza dos colecionadores e da galera mais velha e nostálgica, a mídia física de videogames parece mesmo estar nas últimas, ao menos no mercado do Reino Unido.
Segundo uma apuração feita pela Entertainment Retailers Association (ou ERA, a associação de lojistas de entretenimento), ao longo de 2024 a porcentagem de vendas de jogos nesse formato despencou 34,5% em relação a 2023. Enquanto isso, a venda de jogos digitais caiu apenas 1%.
Ainda existe futuro para a mídia física?
Os serviços de assinatura, por sua vez, tiveram um crescimento de 12%, mostrando que, ao menos por lá, o pessoal anda mais interessado em assinar a PS Plus e o Xbox Game Pass do que em comprar discos e cartuchos.
Com isso, o mercado também encolheu um bocado, com a receita total caindo em 4,4%. Curiosamente, isso coloca a receita dos videogames abaixo da receita do cinema, quebrando aquela velha fala sobre como videogames dão mais dinheiro que as outras artes.
Ainda assim, o diretor executivo da ERA, Kim Bayley, concluiu que “o mercado de videogames continua sendo gigantesco, e o os jogos físicos ainda têm um papel a desempenhar”, apontando que em 2025 as coisas devem melhorar com a chegada do Nintendo Switch 2 e, talvez, de GTA 6.
E você, o que acha disso tudo? Ainda prefere comprar mídia física? Comente a seguir!
Fonte: Eurogamer